Saneamento tem Solução: articulação multissetorial busca ampliar o acesso a esgotamento sanitário no Brasil

A Rede Saneamento tem Solução está aberta a novas adesões. Organizações e pessoas físicas podem se inscrever por meio do site da iniciativa. 

O Brasil tem um grande desafio para os próximos anos: garantir acesso a saneamento básico para toda a população. Para contribuir com o alcance dessa meta, estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020) e pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6, organizações e iniciativas ligadas a saneamento lançaram, no último Dia Mundial do Banheiro (19 de novembro de 2022), a Rede Saneamento tem Solução.

A Rede tem como objetivo identificar e disseminar soluções para ampliar o acesso a esgotamento como ferramenta de promoção de direitos e superação dos desafios para a universalização do saneamento básico. 

A ideia de trabalhar em rede para pensar soluções em saneamento com a participação de diferentes atores do setor – governos, empresas, reguladores, sociedade civil – surgiu na edição do Dia Mundial do Banheiro de 2021 e foi ganhando forma ao longo de 2022. Para apoiar institucionalmente sua estruturação, a rede conta com um grupo coordenador composto pela Fundación Avina, Fundação Tide Setubal, Instituto Água e Saneamento (IAS) e Instituto Iguá.

A adesão à Rede Saneamento tem Solução pode ser feita por meio do preenchimento de formulário disponível no site www.saneamentotemsolucao.org.br.

Atualmente, os colaboradores das atividades da Rede se dividem em três principais eixos de trabalho: “ocupações urbanas precárias”, “saneamento rural e áreas isoladas” e “banheiros e bebedouros públicos”.

O  resultado dos debates dos grupos de trabalho ao longo de 2022 foram apresentados e ampliados em encontros técnicos realizados entre os dias 16 e 18 de novembro, durante a programação do Ciclo de Debates do Dia Mundial do Banheiro 2022.

Os encontros foram gravados e estão disponíveis no site www.diamundialdobanheiro.org.br.