title_green_line_60px

NOSSA EQUIPE

equipe-ias-arminda-jardim

ARMINDA JARDIM

Assessoria em pesquisa e relacionamento

Graduada em Letras com habilitação em pesquisa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1992-1996). Atua há mais de 20 anos na área socioambiental e de sustentabilidade e também na área de projetos culturais.

Ler mais Fechar

Foi assistente dos programas Mananciais de São Paulo (2002-2003), Xingu (2003-2007), Campanha De Olho nos Mananciais (2007-2008) e Desenvolvimento Institucional (2015-2018) do Instituto Socioambiental (ISA). Em Ilhabela (SP), trabalhou como produtora e gerente do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS), parte do projeto Diálogo para a Sustentabilidade, convênio entre UniSantos, Petrobras e ReaLNorte - colegiado de 14 ongs ambientalistas do Litoral Norte. Em 2013, integrou a equipe técnica do projeto Juçara Maembipe, da Associação Elementos da Natureza, que teve como público-alvo as comunidades caiçaras da Ilha de Búzios, projeto que posteriormente resultou em uma lei municipal. Tem experiência com editoração e revisão de textos e é autora da Coleção Jatobá, voltada para ecoalfabetização, e de dois livros infantis, “O artista que teimava em ser muitos” e “Os mundos de Apoenã”.

equipe-ias-camila-fiuza

CAMILA FIUZA

Assistência em comunicação

Graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA, 2019), com experiência em organizações de direitos humanos e plataformas antirracistas.

Leia mais Fechar

É integrante de movimentos sociais e ativista por direitos humanos. Foi comunicadora da Justiça Global, onde produziu e lançou o podcast Vozes e Reivindicações nas principais plataformas de áudio. Integra a Memória Popular da Pandemia na coleta, revisão e uploads de relatos sobre a crise da Covid-19 no site e é entusiasta da escrita e do audiovisual. Colabora para a plataforma antirracista RioOnWatch, na produção de reportagens investigativas. Co-diretora do curta-metragem Corre Mãos, filme sobre sonhos, afetos, infância e negritude, exibido em 2020 na Mostra Saragana de Cinema, do Cine Baru. Realizadora do curta Rádio Copacabana, acerca da comunitária de Cosme de Farias, bairro de Salvador, Bahia. Jornalista com experiência em TVs e rádios (Record TV Itapoan e Band News) da capital baiana.

equipe-ias-carlos-de-nicola

CARLOS DE NICOLA

Assessoria em políticas públicas e articulação

Graduado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2015), com pós-graduação pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal, 2017), e em políticas públicas pelo Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio (Sesc/SP, 2019).

Leia mais Fechar

É escritor ficcional publicado em revistas e jornais dos circuitos universitários brasileiro e português como, por exemplo, a revista Invisível (2018) dos alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, além do projeto de fanzines urbanos em São Paulo. É também revisor textual em projetos editoriais como a revista “O Último Leitor Morreu”. Foi comunicador da Aliança pela Água e do Projeto Água em Saneamento (2018). Além disso, é ativista socioambiental e publicou no site Outras Palavras (2020), compondo a II Assembleia Estadual da Água, em São Paulo, em 2015, e a Coalizão pelo Clima São Paulo, em 2019.

equipe-ias-cristina-sena

CRISTINA SENA

Assessoria em comunicação

Graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio (2010), com pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Paulista de Direito (2016).

Leia mais Fechar

Atua há mais de dez anos em comunicação para os direitos humanos. Trabalhou como assessora de comunicação no Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), onde colaborou com o planejamento e execução da campanha nacional de 12 de junho – Dia contra o Trabalho Infantil e em outras mobilizações pelos direitos humanos de crianças e adolescentes. Também atuou na ANDI - Comunicação e Direitos em projetos como Jornalista Amigo da Criança, Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Conanda.

equipe-ias-eduardo-caetano

EDUARDO CAETANO

Coordenação executiva

Especializado na gestão de projetos digitais e de dados, é graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP, 2004) e mestre em Ciência da Informação (ECA/USP, 2019). Tem mais de 20 anos de experiência no setor privado no planejamento e coordenação de projetos digitais editoriais, educacionais e institucionais.

Leia mais Fechar

Seu foco de pesquisa atual é a organização e visualização da informação e inteligência de dados. Tem extensa experiência em empresas de comunicação, atuando nas atividades de planejamento estratégico, monitoramento de imprensa e redes sociais, mídia e performance digital. Trabalhou na Editora Abril entre 2000 e 2010, coordenando sites editoriais e até 2019 atuou em agências de comunicação e tecnologia, com especial foco em clientes institucionais ligados à infraestrutura e saneamento como BRK Ambiental. Colaborou com aportes ao planejamento das ações de comunicação, criação e gestão do website da Aliança Pela Água, rede com mais de 80 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo.

equipe-ias-mariana-clauzet

MARIANA CLAUZET

Redes e parcerias

Especializada em Ecologia Humana, formada em Ciências Biológicas (PUC, 2000), com mestrado em Ciência Ambiental (PROCAM/USP, 2003), doutorado em Ambiente & Sociedade (NEPAM/UNICAMP, 2010) e pós-doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/UFRJ, 2021).

Leia mais Fechar

Atualmente é docente colaboradora e orienta alunos em mestrado e doutorado na linha de Sustentabilidade e Governança Ambiental no PPED/UFRJ. Com sua carreira acadêmica e profissional, se especializou em Ecologia Humana, uma abordagem interdisciplinar que entende o meio ambiente como um sistema sócio-ecológico, ou seja, com os aspectos econômicos, ambientais e sociais e de saúde humana integrados. Neste sentido, a compreensão das vulnerabilidades e dos conflitos, bem como a proposição de soluções socioambientais são feitas a partir das diferentes realidades dos territórios e do diálogo entres as comunidades que neles vivem com os diferentes atores atuantes. Quando completou seu doutorado (2009), incorporou à sua experiência trabalhos de consultoria voltados ao meio ambiente, relacionados a identificação e mediação de conflitos socioambientais entre os diferentes atores que vivem e/ou atuam em territórios biodiversos impactados e/ou vulneráveis.

Nos últimos 12 anos, as consultorias se ampliaram para os territórios de Mata Atlântica, da Amazônia e do Semiárido brasileiro. Integra as Redes Ouvidoria do Mar e Painel Mar, nesta última sendo membro do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB). Ambas as redes são coletivos colaborativos baseados na convergência social, científica e política de atores que trabalham para a conservação e manejo dos recursos naturais, buscando empoderar comunidades locais e subsidiar políticas públicas para o alcance do Desenvolvimento Sustentável.

equipe-ias-maru-whately

MARU WHATELY

Direção executiva

Especialista em Recursos Hídricos, Saneamento e Políticas Públicas, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1997), com especialização em gestão de recursos hídricos e meio ambiente urbano (UNICAMP/ABES). Com extensa trajetória por instituições do terceiro setor como Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), coordenando programas e campanhas relacionadas a recursos hídricos e meio ambiente. É idealizadora da Aliança pela Água, rede com mais de 80 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo.

Leia mais Fechar

Coordenou o Programa Mananciais do Instituto Socioambiental, entre 2003 e 2009, onde liderou a campanha "De Olho nos Mananciais". Integrou a equipe do Instituto Democracia e Sustentabilidade e coordenou a campanha "Floresta Faz a Diferença" (em 2011). Morou em Belém, onde apoiou a estruturação do Programa Municípios Verdes em 100 municípios do Pará, como consultora do IMAZON e da CLUA - Climate And Land Use Alliance. Foi uma das coordenadoras do estudo "Governança da água doce e segurança hídrica municipal", que resultou na Campanha "VotePelaÁgua", realizada em 2016 para engajamento de candidatos e candidatas com Projeto de Lei para criação de políticas municipais de segurança hídrica. É autora de “Século da Escassez. Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios”.

equipe-ias-moises-pangoni

MOISÉS PANGONI

Gestão Administrativa e Financeira

Especialista em Gestão de Organizações do Terceiro Setor é graduado em Administração de Empresas pela Sociedade Brasileira de Educação Renascentista (Faculdade Renascença - 2004) com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2004) e extensão em Gestão do Investimento Social Privado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM - 2008). Possui mais de 30 anos de trabalho no terceiro setor nas áreas de administração, finanças e desenvolvimento institucional.

Leia mais Fechar

Sua vida profissional teve início em 1985 como Técnico em Contabilidade, área em que atuou até o início de 1990, ano que marcou o começo de sua trajetória no terceiro setor no Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) e Ação Educativa nas áreas de Administração e Finanças. No período de 1999 a 2012 foi Coordenador de Administração e Finanças, assessor de Desenvolvimento Institucional e assessor ao Programa de Capacitação em Gestão para organizações indígenas no Instituto Socioambiental (ISA). Em 2011, na Noruega, participou do programa de intercâmbio entre a Norwegian Church Aid (NCA) e o ISA, patrocinado pela The Norwegian Agency for Exchange Cooperation (NOREC). Ao retornar, representou a NCA no Brasil como gestor de grants até 2017. Em 2018 assessorou a coordenação de grants do Programa Partnerships for Forests da Palladium International. Em 2019 passa a integrar a equipe do IAS.

equipe-ias-paula-pollini

PAULA POLLINI

Políticas públicas e planejamento urbano

Arquiteta urbanista graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP, 2003), mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC, 2016) e mestre em Urban Management pela Universidade Tecnológica de Berlim – Alemanha (2010).

Leia mais Fechar

Experiência na gestão de políticas públicas atuando por cinco anos como Assessora do Ministério Público de São Paulo nas áreas de Habitação e Urbanismo e sendo por seis anos chefe de divisão de Divisão de Planejamento Municipal da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Atuação no terceiro setor junto ao Instituto Pólis, nas equipes de Urbanismo e da Escola da Cidadania do Instituto Pólis, colaborando nas pesquisas sobre o Estatuto da Cidade; Planos Diretores Municipais; implementação de instrumentos urbanísticos e temas ligados ao direito à cidade; e atuando na organização e desenvolvimento pedagógico de atividades formativas voltados para movimentos populares, profissionais e estudantes. Participou em 2009 de um projeto de extensão em Bangladesh (parceria da TU Berlin com a GTZ).

DIRETORIA EXECUTIVA COLEGIADA

Marussia Whately (Política e Programática)

Gisela Moreau (Articulação institucional)

Moisés Pangoni (Gestão Institucional)

CONSELHO DIRETOR

Beatriz Bracher

Gisela Moreau

Marussia Whately

Mariana Moreau

CONSELHO FISCAL

Fábio Massami Endo

José Carlos dos Santos

ASSOCIADOS FUNDADORES

Beatriz Bracher (Presidente)

Mariana Moreau (Vice-presidente)

Gisela Moreau

Marussia Whately

Rafael Poço

Tomaz Kipnis