ACESSE OS DADOS MAIS RECENTES SOBRE O SANEAMENTO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Mais de 160 informações e indicadores de diferentes fontes oficiais sobre políticas municipais de saneamento e prestadoras de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos, além de dados sobre o atendimento à população.


Explore, filtre e compare!

EXPLORE E COMPARE

SOBRE A PLATAFORMA MUNICÍPIOS E SANEAMENTO

Municípios e Saneamento é uma plataforma para facilitar o acesso a informação sobre saneamento nos 5.570 municípios do Brasil.

A lei 11.445/07 define que o saneamento é composto por quatro componentes: abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, manejo de águas pluviais. O município é o titular dos serviços e, portanto, responsável por planejar a política pública e garantir o controle social. A prestação dos serviços pode ser feita de três formas: diretamente pelo município ou por autarquia municipal; por companhias estaduais ou por empresas privadas. Finalmente, é importante considerar as especificidades de cada um dos quatro componentes de serviços, a existência ou não do serviço, capacidade de atendimento, entre outros.

A organização destas informações em uma base única é um grande desafio. Nem todos os municípios possuem os dados completos e nestes casos apontamos as informações não existentes, jogando luz na desigualdade de acesso e apontando lacunas de informação. Os dados disponíveis sobre saneamento estão dispersos, não seguem uma mesma periodicidade e têm metodologias distintas.

Com objetivo de contribuir com acesso à informação sobre saneamento, reunimos dados provenientes das principais fontes oficiais sobre saneamento: IBGE, SNIS e ANA. No total, utilizamos 160 informações e indicadores desagregados por município (veja em: Fontes e Notas Técnicas).

A plataforma permite visualizar a situação de cada município considerando a implementação de política municipal de saneamento; quem faz a prestação de serviços de saneamento no município; como está o atendimento da população do município (água, esgotos, drenagem e resíduos sólidos) e a comparação dos principais índices com a situação estadual e nacional.

Esperamos que estes dados sejam um instrumento para gestores públicos, prestadores de serviço, agências reguladoras,iniciativa privada, sociedade civil organizada, candidatos, jornalistas e acadêmicos e contribuam para a soma de esforços necessários para universalizar o acesso ao saneamento no Brasil.

Esta é a versão 1.0 da plataforma, que traz os dados mais recentes, mas ainda há muito a evoluir. Estão previstas atualizações com dados históricos e indicadores de outras dimensões como saúde e educação, diretamente impactadas pelas condições sanitárias dos municípios, assim como análises derivadas dos conjuntos de dados agregados.

Contribua!

Se você notou algum dado incorreto, possui informações extras, conhece iniciativas locais do saneamento da sua cidade, envie para o IAS. Ao final de cada ficha, há um link para envio de colaborações ou envie um e-mail para [email protected].

EQUIPE TÉCNICA


Coordenação de projeto: Eduardo Caetano
Apoio Técnico: Carlos De Nicola, Marussia Whately, Tomaz Kipnis
Revisão textos: Arminda Jardim, Rafaela Marques
UX e projeto gráfico: invencao.cc
Base de dados e desenvolvimento: gabba.com.br

title_green_line_60px

ACOMPANHE E PARTICIPE

Ampliar o acesso ao conhecimento e a mobilização social em prol do saneamento básico é missão central do Instituto Água e Saneamento. Acompanhe nossas redes sociais para saber novidades e participar das atividades do IAS e faça seu cadastro para receber atualizações diretamente na sua caixa de emails. 

SIGA NAS REDES

Endereço
Rua Bela Cintra, 746, cj. 161 | São Paulo - SP

E-mail
[email protected]

RECEBA POR E-MAIL