IAS lança Fórum Água e Saneamento, um espaço de troca e debate

Em 2024, a iniciativa abordará a política federal de saneamento, arranjos da participação privada e a agenda de segurança hídrica e saneamento nas eleições municipais

Publicado em 04 jul 2024

Escrito por Equipe IAS

Tags:

(Fotos: Tuane Fernandes / IAS)
(Fotos: Tuane Fernandes / IAS)

Em celebração aos seus cinco anos de atividade, o IAS – Instituto Água e Saneamento promoveu um encontro em São Paulo em 25 de junho para lançar a iniciativa Fórum Água e Saneamento. Estiveram presentes mais de 50 convidados, incluindo representantes de ONGs, fundações, órgãos públicos e empresas privadas. 

O Fórum pretende ser um espaço permanente de diálogo e troca de ideias. Em 2024, a iniciativa abordará os seguintes temas: condução da política federal de saneamento pelo governo federal; diferentes arranjos para ampliação da participação privada na prestação de serviço de saneamento, em especial privatização da Sabesp; e agenda municipal de segurança hídrica e saneamento básico nas eleições de 2024.

Marussia Whately (IAS), Henrique Silveira (Núcleo Ypykuéra), Marina Helou (Dep. Estaduial SP), Nabil Bonduki (arquiteto e urbanista) – (Fotos: Tuane Fernandes / IAS)

Dando início aos trabalhos do Fórum, o encontro teve uma mesa com a participação da deputada estadual de São Paulo Marina Helou, do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki e do coordenador-geral do Núcleo Ypykuéra Henrique Silveira. O encontro contou ainda com a apresentação, em primeira mão, dos resultados do levantamento “Novo Tabuleiro Saneamento Básico 2024”.

Os assuntos abordados no encontro incluíram saneamento no contexto de emergência climática, a importância de integrar saneamento com demais pautas da agenda urbana e o fortalecimento de instrumentos de fiscalização e controle social da prestação de serviços de saneamento.

Ao longo dos próximos meses, o IAS promoverá encontros setoriais e temáticos para aprofundar o debate e para construir propostas para as agendas acima. O próximo encontro presencial do Fórum deve acontecer em novembro.

O Fórum conta ainda com um boletim, que será enviado periodicamente.

Leia mais