Projetos comprovam que é possível levar saneamento para todos, em todos os territórios

Série de vídeos apresenta iniciativas inovadoras que implementaram soluções de acesso à água e esgotamento sanitário para populações em áreas urbanas precárias, territórios tradicionais e em situação de rua

Inovação, conhecimento do território, envolvimento da comunidade, vontade de solucionar um problema. Esses são alguns dos elementos em comum entre as seis iniciativas que contribuem para ampliar o acesso ao saneamento básico entrevistadas pelo Instituto Água e Saneamento (IAS) na segunda temporada da série Projetos e Iniciativas

Nesta edição, apresentamos os projetos da ONG Saúde e Alegria para garantir acesso à água potável e esgotamento em meio à crise humanitária causada pela mineração ilegal nas terras indígenas dos Munduruku, na Amazônia. 

No Maranhão, o projeto Saneamento em Escolas leva soluções individuais e de baixo custo de manutenção para oito comunidades dos municípios rurais de Itapecuru-Mirim e Arari, beneficiando mais de 1,3 mil pessoas e ampliando também o conhecimento sobre permacultura.

Garantir o acesso a banheiro, água potável e higiene para a população em situação de rua são o foco dos projetos realizados pelas organizações Banho de Gato e No Setor. Durante a pandemia, a atuação delas foi fundamental para a dignidade de milhares de pessoas sem endereço fixo. 

O Cocôzap inova ao utilizar o WhatsApp, uma ferramenta que praticamente todo mundo tem acesso, para coletar dados sobre saneamento no Complexo de Favelas da Maré. Pode mandar foto, áudio, vídeo, o importante é registrar e denunciar a falta de esgoto, água e coleta de lixo.

Também na cidade do Rio de Janeiro, a ONG Teto e a Taboa Engenharia se uniram para responder a uma demanda da população da Favela dos Guaranys: acesso a banheiros. Agora, as casas provisórias são construídas com esse equipamento tão importante para a higiene e privacidade, sobretudo das mulheres.

A segunda temporada da série Projetos e Iniciativas é uma realização do IAS em apoio à Rede Saneamento tem Solução. O propósito é inspirar organizações, gestores e empresas que buscam projetos de soluções de saneamento em áreas consideradas desafiadoras.

Assista às entrevistas:

Conheça também as iniciativas da primeira temporada da série Projetos e Iniciativas.