Programação pelo Dia Mundial do Banheiro 2022 debate como garantir saneamento para todos, em todos os territórios

Com o tema “Tornar o invisível, visível”, evento abordou a importância de colocar o saneamento na agenda política e contou com o lançamento da Rede Saneamento tem Solução

A programação pelo Dia Mundial do Banheiro 2022 ampliou o debate sobre a necessidade de garantir o acesso a saneamento básico às populações historicamente excluídas e de incluir o tema na agenda política durante os governos de transição e das próximas gestões, que terão início em 2023. 

A data, comemorada em 19 de novembro, faz parte do calendário oficial das Nações Unidas e teve como tema este ano “Tornar o invisível, visível”. Entre os dias 16 e 19, foram realizados encontros técnicos, rodas de conversa e mobilização para dar visibilidade à importância de ter banheiro e esgotamento sanitário para a saúde, qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente. 

O evento reuniu 44 painelistas ao longo da programação, que aconteceu de forma on-line e gratuita, com mais de 360 inscritos. Todos os encontros puderam ser assistidos ao vivo pelo YouTube, inclusive por pessoas não inscritas. As gravações estão disponíveis na plataforma. 

Rede Saneamento tem Solução

O evento também foi marco para o lançamento da Rede Saneamento tem Solução, uma articulação multissetorial com a proposta de disseminar soluções de esgotamento sanitário como ferramenta de promoção de direitos e superação dos desafios da universalização do saneamento básico. 

Ao longo de 2022, colaboradores das atividades da Rede se reuniram em três eixos de trabalho: “ocupações urbanas precárias”, “saneamento rural e áreas isoladas” e “banheiros e bebedouros públicos”. Os resultados dessas discussões foram apresentados e ampliados em encontros técnicos que apontaram desafios e soluções para a universalização do saneamento nestes territórios organizados pelos eixos. 

A Rede está aberta para novas adesões. Para saber mais e participar da Rede, acesse o site https://www.saneamentotemsolucao.org.br/

Agenda política para o Saneamento

O saneamento não foi um tema de grande destaque no processo eleitoral de 2022, mas os governos eleitos têm o desafio de ampliar o acesso à água e ao esgotamento sanitário a todos, todas e todes, sobretudo entre as populações historicamente mais vulnerabilizadas, com vistas ao cumprimento da meta de universalização até 2033. Durante a manhã do dia 18, duas mesas se dedicaram ao tema: “Universalização do saneamento básico e o novo governo federal” e “Política estadual de saneamento de São Paulo”. 

A nova geração do saneamento

Na sequência, a programação de encontros se encerrou com a roda de conversa “A nova geração do saneamento”, que reuniu jovens de diferentes realidades contando como iniciaram suas trajetórias no setor, compartilhando aprendizados e refletindo sobre a importância de engajar novos profissionais na área para a universalização do saneamento. 

A programação pelo Dia Mundial do Banheiro 2022 foi realizada pelo IAS em parceria com  outras 25 organizações e  a Rede Saneamento tem Solução. Para saber mais sobre o Dia Mundial do Banheiro 2022 e conhecer a programação completa, com todas as mesas e lançamento de publicações, acesse o site do DMB 2022.