Programação pelo Dia Mundial do Banheiro 2022 debate como garantir saneamento para todos, em todos os territórios

Programação pelo Dia Mundial do Banheiro 2022 debate como garantir saneamento para todos, em todos os territórios

Com o tema “Tornar o invisível, visível”, evento abordou a importância de colocar o saneamento na agenda política e contou com o lançamento da Rede Saneamento tem Solução

A programação pelo Dia Mundial do Banheiro 2022 ampliou o debate sobre a necessidade de garantir o acesso a saneamento básico às populações historicamente excluídas e de incluir o tema na agenda política durante os governos de transição e das próximas gestões, que terão início em 2023. 

A data, comemorada em 19 de novembro, faz parte do calendário oficial das Nações Unidas e teve como tema este ano “Tornar o invisível, visível”. Entre os dias 16 e 19, foram realizados encontros técnicos, rodas de conversa e mobilização para dar visibilidade à importância de ter banheiro e esgotamento sanitário para a saúde, qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente. 

O evento reuniu 44 painelistas ao longo da programação, que aconteceu de forma on-line e gratuita, com mais de 360 inscritos. Todos os encontros puderam ser assistidos ao vivo pelo YouTube, inclusive por pessoas não inscritas. As gravações estão disponíveis na plataforma. 

Rede Saneamento tem Solução

O evento também foi marco para o lançamento da Rede Saneamento tem Solução, uma articulação multissetorial com a proposta de disseminar soluções de esgotamento sanitário como ferramenta de promoção de direitos e superação dos desafios da universalização do saneamento básico. 

Ao longo de 2022, colaboradores das atividades da Rede se reuniram em três eixos de trabalho: “ocupações urbanas precárias”, “saneamento rural e áreas isoladas” e “banheiros e bebedouros públicos”. Os resultados dessas discussões foram apresentados e ampliados em encontros técnicos que apontaram desafios e soluções para a universalização do saneamento nestes territórios organizados pelos eixos. 

A Rede está aberta para novas adesões. Para saber mais e participar da Rede, acesse o site https://www.saneamentotemsolucao.org.br/

Agenda política para o Saneamento

O saneamento não foi um tema de grande destaque no processo eleitoral de 2022, mas os governos eleitos têm o desafio de ampliar o acesso à água e ao esgotamento sanitário a todos, todas e todes, sobretudo entre as populações historicamente mais vulnerabilizadas, com vistas ao cumprimento da meta de universalização até 2033. Durante a manhã do dia 18, duas mesas se dedicaram ao tema: “Universalização do saneamento básico e o novo governo federal” e “Política estadual de saneamento de São Paulo”. 

A nova geração do saneamento

Na sequência, a programação de encontros se encerrou com a roda de conversa “A nova geração do saneamento”, que reuniu jovens de diferentes realidades contando como iniciaram suas trajetórias no setor, compartilhando aprendizados e refletindo sobre a importância de engajar novos profissionais na área para a universalização do saneamento. 

A programação pelo Dia Mundial do Banheiro 2022 foi realizada pelo IAS em parceria com  outras 25 organizações e  a Rede Saneamento tem Solução. Para saber mais sobre o Dia Mundial do Banheiro 2022 e conhecer a programação completa, com todas as mesas e lançamento de publicações, acesse o site do DMB 2022.