'Saneamento em um mundo em transformação' é a frase escolhida pela UN Water para a data em 2025
18 nov 2025
“Saneamento em um mundo em transformação” é a frase escolhida pela UN Water para o Dia Mundial do Banheiro 2025. O mote chama a atenção para a importância das estruturas de água, esgoto e drenagem no contexto das mudanças climáticas.
O Dia Mundial do Banheiro (19 de novembro) é uma ação de conscientização global, promovida pela UN Water/ONU, que chama a atenção para as carências do saneamento que afetam milhões em todo o mundo. Essas lacunas vão da falta de coleta de esgoto à ausência de banheiros em residências.
O IAS – Instituto Água e Saneamento promove o Dia Mundial do Banheiro no Brasil desde 2020, junto com diversos parceiros. Esse trabalho está alinhado com nosso objetivo de promover as pautas do saneamento e da água no país e buscar sua inserção nos debates e estratégias de adaptação climática, priorizando a questão social e a atenção a populações vulnerabilizadas.
Para a sexta edição do DMB Brasil, o IAS levou ao ar um site especial com dados que revelam diferentes aspectos do déficit de saneamento no Brasil e iniciativas voltadas para solucionar as lacunas do setor.
Para a campanha de 2025, desenvolvemos uma intervenção nos espaços da COP30, em Belém, em parceria com o “artivista” Mundano, que fez um painel com cinzas das queimadas na Blue Zone da COP30. Foram espalhadas “placas de banheiro” com mensagens e informações sobre a importância do acesso ao saneamento. O material contribui para estimular esse debate na maior conferência de meio ambiente do mundo. Os adesivos também estarão disponíveis em versão digital, para compartilhamento nas redes sociais.
O tamanho do problema
Alguns dados que exemplificam a dimensão da falta de saneamento no país.
- 4,5 milhões é o total de pessoas sem banheiro em casa no país. Uma em cada três são crianças de 0 a 14 anos (Censo 2022)
- 458 mil é a quantidade de meninos e meninas que estudam em escolas que não têm banheiro (Censo Escolar 2024)
- 30% é a parcela de pessoas pretas e pardas sem acesso a esgotamento adequado. O número cai para 16,5% entre pessoas brancas e sobe para 70% entre os indígenas (Censo 2022)
Um direito humano
Em 2010, as Nações Unidas instituíram o DHAES (Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário) com o objetivo de garantir o acesso a todas as pessoas sem discriminação. Cinco anos depois, a ONU reconheceu os dois direitos como distintos para frisar a importância de investir esforços para o acesso ao esgotamento sanitário,
O acesso universal à água potável e saneamento constitui o ODS 6 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) de um total de 17 objetivos, em compromisso ratificado por todos os países-membros das Nações Unidas em 2015. Na época, foi estabelecido o ano de 2030 como prazo para o cumprimento desses objetivos.
Compartilhar
Tópicos
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Notícias Relacionadas
A agenda do IAS na COP30
COP30: Sem água, não há clima
iniciativas
Conheça as iniciativas do IAS que buscam
inspirar mudanças no setor de saneamento
Municípios e Saneamento
Acesse os dados mais recentes sobre o saneamento nos municípios brasileiros.
Dia Mundial do Banheiro
Anualmente promovemos ações para conscientizar sobre a importância do acesso a banheiros e higiene adequados.
Fórum Água e Saneamento
É um espaço permanente de diálogo e troca de ideias entre diversos atores da sociedade que de alguma forma se relacionam com o setor de saneamento e seus temas transversais.