Sobre o Instituto Água e Saneamento
Nossa missão é somar esforços para garantir a universalização do saneamento no Brasil, especialmente para ampliação do acesso ao esgotamento sanitário
Somos uma organização de referência na sociedade civil que promove o engajamento com as pautas do saneamento e da água no país, a difusão de conhecimento e acompanhamento de políticas públicas sobre o tema.
Nossa atuação está organizada em três frentes
Articulação
Impulsionamos a reunião de pessoas e organizações engajadas com a agenda de água e saneamento no Brasil e no mundo. Construímos espaços de interação e colaboração para fomentar ações conjuntas em torno do assunto.
Conhecimento
Trabalhamos para ampliar o acesso e a utilização de informações sobre saneamento. Organizamos dados de fontes oficiais e monitoramos a implementação de políticas públicas para apoiar a disseminação de conteúdo confiável e atualizado sobre o tema.
Incidência
Atuamos para aprimorar e fortalecer políticas públicas relacionadas à água e saneamento no Brasil. Por meio de ações de advocacy e de um diálogo multissetorial com pesquisadores, governo, setor privado e sociedade civil, trabalhamos para qualificar legislações, políticas e iniciativas dentro do universo do saneamento.
Arco Temático
Conexões temáticas
Cidades
Saúde
Desenvolvimento
Mulheres
Infância
Perspectiva:
Visão socioambiental da água
Arco Territorial
Desdobramentos de ações estaduais e locais, com vistas a criar repertório, testar modelos e promover avanços nos múltiplos contextos territoriais
Foco na incidência de âmbito nacional no Brasil
Cultivo de articulação e cooperação internacionais, com vistas a somar a contribuição na esfera global e ampliar leque de repertórios, referências e parcerias para a ação no país
Participação em redes
Integramos redes multissetoriais e estabelecemos parcerias com diversas entidades comprometidas com o tema do saneamento.




Acompanhe nossa trajetória como uma organização dinâmica e regenerativa, que evolui e cresce de forma orgânica.
Desde 2019, o Instituto trabalha para qualificar e ampliar os debates relacionados ao saneamento por meio da organização do conhecimento, monitoramento de leis e políticas públicas e articulação de diferentes atores sociais.
2019-01-01
2019
Fundação do Instituto Água e Saneamento (IAS)
Com a missão de somar esforços para garantir a universalização do saneamento no Brasil, especialmente para ampliação do acesso ao esgotamento sanitário.
2020-01-01
2020
Publicação do relatório “Saneamento 2020: Passado, Presente e Possibilidades de Futuro para o Brasil”
O primeiro documento do IAS detalha os principais desafios para universalizar o acesso ao saneamento no país.
Lançamento da plataforma Municípios e Saneamento
A iniciativa do IAS consolida dados e indicadores de fontes oficiais e apresenta um panorama do saneamento nos 5.570 municípios do Brasil.
Início das ações pelo Dia Mundial do Banheiro no Brasil
Desde 2020, todos os anos, o IAS promove uma agenda em torno do Dia do Banheiro. Celebrada em 19 de novembro, a data foi criada pela ONU para dar visibilidade aos efeitos da falta de acesso ao saneamento básico.
2021-01-01
2021
Lançamento do Observatório do Marco Legal
A plataforma interativa do IAS traz um olhar atento sobre a implementação do Novo Marco Legal do Saneamento e o registro dos processos de regionalização nos estados, ilustrados em mapas e dados.
Lançamento da websérie Saneamento tem Solução
Uma curadoria de iniciativas e projetos que levam saneamento a todas as pessoas e em todos os lugares.
2022-01-01
2022
Ingresso na Sanitation and Water For All (SWA)
O IAS é membro da SWA, uma aliança global que atua para contribuir com a universalização do acesso de qualidade à água, saneamento e higiene.
Lançamento do primeiro balanço das regionalizações do saneamento
Após dois anos da aprovação do Marco Legal do Saneamento, relatório do IAS acompanha o avanço da regionalização nos estados brasileiros.
2023-01-01
2023
IAS na Conferência da ONU sobre a Água em Nova York
Uma mobilização articulada pelo IAS, ao lado de mais de 130 organizações da sociedade civil, possibilitou a participação de uma delegação qualificada do governo brasileiro no evento, o primeiro realizado sobre o tema desde 1977.
Lançamento do podcast Diálogos IAS
Um espaço para conversas aprofundadas sobre água, saneamento e temas transversais.
2024-01-01
2024
Novo Tabuleiro do Saneamento Básico
Levantamento do IAS mostra a reconfiguração que o novo Marco Legal do Saneamento e as regionalizações trouxeram para o cenário brasileiro.
Lançamento do Fórum Água e Saneamento
Iniciativa é um espaço permanente de diálogo e troca de ideias entre ONGs, fundações, órgãos públicos e empresas privadas ligadas ao tema do saneamento
A nossa equipe é composta majoritariamente por mulheres, o que é motivo de orgulho para nós.
Conheça quem está por traz das ações do IAS.

Arminda Jardim
Assessoria em pesquisa e relacionamentoGraduada em Letras com habilitação em pesquisa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1992-1996). Atua há mais de 20 anos na área socioambiental e de sustentabilidade e também na área de projetos culturais.
Ler mais Fechar
Foi assistente dos programas Mananciais de São Paulo (2002-2003), Xingu (2003-2007), Campanha De Olho nos Mananciais (2007-2008) e Desenvolvimento Institucional (2015-2018) do Instituto Socioambiental (ISA). Em Ilhabela (SP), trabalhou como produtora e gerente do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS), parte do projeto Diálogo para a Sustentabilidade, convênio entre UniSantos, Petrobras e ReaLNorte - colegiado de 14 ongs ambientalistas do Litoral Norte. Em 2013, integrou a equipe técnica do projeto Juçara Maembipe, da Associação Elementos da Natureza, que teve como público-alvo as comunidades caiçaras da Ilha de Búzios, projeto que posteriormente resultou em uma lei municipal. Tem experiência com editoração e revisão de textos e é autora da Coleção Jatobá, voltada para ecoalfabetização, e de dois livros infantis, “O artista que teimava em ser muitos” e “Os mundos de Apoenã”.

Camilo Rocha
Analista de comunicaçãoEditor e repórter com passagens e colaborações por alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, é graduado em Jornalismo pela PUC-SP (1998). Ao longo de três décadas, trabalhou para a Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Valor Econômico, CNN International, BBC e Nexo Jornal.
Ler mais Fechar
Nesse período, cobriu principalmente áreas como cultura, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. Trabalhou em jornais, revistas, sites, blogs, podcasts e emissoras de rádio e televisão. Entre seus trabalhos, vale destacar suas atuações como editor de Tecnologia do Estado de S. Paulo, editor de Especiais no Nexo Jornal e repórter de cultura do Valor Econômico. Mais recentemente, realizou seus primeiros trabalhos de assessoria de imprensa, para clientes como SESC e Universal Music.

Eduardo Caetano
Coordenação de conhecimento e difusãoEspecializado na gestão de projetos digitais e de dados, é graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP, 2004) e mestre em Ciência da Informação (ECA/USP, 2019). Tem mais de 20 anos de experiência no setor privado no planejamento e coordenação de projetos digitais editoriais, educacionais e institucionais.
Ler mais Fechar
Seu foco de pesquisa atual é a organização e visualização da informação e inteligência de dados. Tem extensa experiência em empresas de comunicação, atuando nas atividades de planejamento estratégico, monitoramento de imprensa e redes sociais, mídia e performance digital. Trabalhou na Editora Abril entre 2000 e 2010, coordenando sites editoriais e até 2019 atuou em agências de comunicação e tecnologia, com especial foco em clientes institucionais ligados à infraestrutura e saneamento como BRK Ambiental. Colaborou com aportes ao planejamento das ações de comunicação, criação e gestão do website da Aliança Pela Água, rede com mais de 80 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo.

Mariana Sister
Gestão executivaGraduada em Moda (FASM, 1997), com pós-graduação executiva em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela FGV (2022), foi co-gestora do projeto "A Moda pela Água", plataforma multi-setorial de informações e diálogos sobre gestão de recursos hídricos, idealizado pelo Ecoera, onde foi produtora executiva (2019-2022).
Ler mais Fechar
É autora do artigo "A Moda pela Água - Projeto Setorial Pautado Pelos ODS" publicado e apresentado no congresso SUSTEXMODA - IEA- USP (2020). Atua com gestão e produção executiva há mais de 20 anos para diversos setores, e desde 2016, com foco em projetos relacionados à sustentabilidade envolvendo empresas e terceiro setor.

Maru Whately
Direção executivaEspecialista em Recursos Hídricos, Saneamento e Políticas Públicas, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1997), com especialização em gestão de recursos hídricos e meio ambiente urbano (UNICAMP/ABES).
Ler mais Fechar
Com extensa trajetória por instituições do terceiro setor como Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) coordenando programas e campanhas relacionadas a recursos hídricos e meio ambiente. É idealizadora da Aliança pela Água, rede com mais de 80 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo. Coordenou o Programa Mananciais do Instituto Socioambiental, entre 2003 e 2009, onde liderou a campanha "De Olho nos Mananciais". Integrou a equipe do Instituto Democracia e Sustentabilidade e coordenou a campanha "Floresta Faz a Diferença" (em 2011). Morou em Belém, onde apoiou a estruturação do Programa Municípios Verdes em 100 municípios do Pará, como consultora do IMAZON e da CLUA - Climate And Land Use Alliance. Foi uma das coordenadoras do estudo "Governança da água doce e segurança hídrica municipal", que resultou na Campanha "VotePelaÁgua", realizada em 2016 para engajamento de candidatos e candidatas com Projeto de Lei para criação de políticas municipais de segurança hídrica. É autora de “Século da Escassez. Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios”.

Moisés Pangoni
Coordenação de operações e desenvolvimento institucionalEspecialista em Gestão de Organizações do Terceiro Setor é graduado em Administração de Empresas pela Sociedade Brasileira de Educação Renascentista (Faculdade Renascença - 2004) com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor (FGV - 2004) ...
Ler mais Fechar
... e extensão em Gestão do Investimento Social Privado (ESPM - 2008). Possui mais de 30 anos de trabalho no terceiro setor nas áreas de administração, finanças e desenvolvimento institucional. Sua vida profissional teve início em 1985 como Técnico em Contabilidade, área em que atuou até o início de 1990, ano que marcou o começo de sua trajetória no terceiro setor no Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) e Ação Educativa nas áreas de Administração e Finanças. No período de 1999 a 2012 foi Coordenador de Administração e Finanças, assessor de Desenvolvimento Institucional e assessor ao Programa de Capacitação em Gestão para organizações indígenas no Instituto Socioambiental (ISA). Em 2011, na Noruega, participou do programa de intercâmbio entre a Norwegian Church Aid (NCA) e o ISA, patrocinado pela The Norwegian Agency for Exchange Cooperation (NOREC). Ao retornar, representou a NCA no Brasil como gestor de grants até 2017. Em 2018 assessorou a coordenação de grants do Programa Partnerships for Forests da Palladium International. Em 2019 passa a integrar a equipe do IAS.

Paula Pollini
Políticas públicas e planejamento urbanoArquiteta urbanista graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP, 2003), mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC, 2016) e mestre em Urban Management pela Universidade Tecnológica de Berlim (Alemanha, 2010).
Ler mais Fechar
Experiência na gestão de políticas públicas atuando por cinco anos como Assessora do Ministério Público de São Paulo nas áreas de Habitação e Urbanismo e sendo por seis anos chefe de divisão de Divisão de Planejamento Municipal da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Atuação no terceiro setor junto ao Instituto Pólis, nas equipes de Urbanismo e da Escola da Cidadania do Instituto Pólis, colaborando nas pesquisas sobre o Estatuto da Cidade; Planos Diretores Municipais; implementação de instrumentos urbanísticos e temas ligados ao direito à cidade; e atuando na organização e desenvolvimento pedagógico de atividades formativas voltados para movimentos populares, profissionais e estudantes. Participou em 2009 de um projeto de extensão em Bangladesh (parceria da TU Berlin com a GTZ).
Conselho Deliberativo
Beatriz Bracher
Presidente
Mariana Moreau
Vice-Presidente
Gisela Moreau
José Marcelo Zacchi
Conselho Fiscal
Fábio Massami Endo
José Carlos dos Santos
Aqui você encontra os relatórios institucionais e as auditorias contábeis anuais, bem como nosso estatuto social.
- Todos
- 2020
- 2021
- 2022
- 2023
- 2024

Relatório Institucional 2024

Auditoria Contábil 2024

Relatório Institucional 2023

Auditoria Contábil 2023

Relatório Institucional 2022

Auditoria Contábil 2022

Relatório Institucional 2021

Auditoria Contábil 2021

Auditoria Contábil 2020

Relatório Institucional 2020

Estatuto Social
Atualizado em julho de 2022
Relatório Institucional 2023
Preencha o formulário abaixo e faça agora o download do relatório.