IAS promove Dia Mundial do Banheiro nas ruas e nas redes

Ações para divulgar a data celebrada pela ONU para alertar sobre os problemas do saneamento incluíram ativismo artístico, ciclo de debates e série de vídeos

Tampa de privada instalada pelo artista Mundano em São Paulo
Tampa de privada instalada pelo artista Mundano em São Paulo

Nos dias que precederam o Dia Mundial do Banheiro, em 19 de novembro, paulistanos foram surpreendidos com tampas de privada afixadas em postes, cestos de lixo e árvores. 

Em cada uma das tampas decoradas, havia um QR Code por onde se chegava no site preparado pelo IAS especialmente para a data, com dados sobre as aberrantes lacunas do saneamento básico no país. 

Customizadas e espalhadas pelo artista Mundano, as tampas fizeram parte da campanha realizada pelo IAS para promover o Dia Mundial do Banheiro em 2023. Foi uma maneira divertida de compartilhar com a população nas ruas a data, seu conceito e o mote deste ano, “Acelerando a Mudança”. O vídeo feito por Mundano sobre a ação ultrapassou as 75 mil visualizações no Instagram em apenas 10 dias.

Adesivos na Galeria Parede Viva com dados do IAS

Com frases e dados fornecidos pelo IAS, Mundano também realizou intervenções artísticas nos banheiros de sua galeria e imprimiu séries de adesivos com indicadores do saneamento. Entre as frases utilizadas estavam “O esgoto merece ser bem tratado” e “Saneamento é prioridade número 1 e número 2”. 

O site contou com layout criativo e interativo, permitindo ao usuário navegar por números que mostram o alarmante déficit brasileiro e seu impacto em crianças, na saúde e no meio ambiente, entre outros indicadores. O leitor também podia encontrar ideias de soluções gerais para combater essa realidade e ideias do que cada cidadão pode fazer. 

A ação com Mundano foi parte da campanha de conscientização relacionada ao Dia Mundial do Banheiro. Ao todo, 31 organizações foram parceiras do IAS nas ações do DMB. Em um esforço coletivo, a rede apoiou e divulgou conteúdo sobre o Dia Mundial do Banheiro em seus espaços de atuação e nas redes sociais, com dados sobre saneamento e hashtags específicas.

As muitas conversas sobre saneamento

Para além das iniciativas de comunicação, o IAS organizou, em parceria com a Rede Saneamento Tem Solução, a 4a edição do Ciclo de Debates Dia Mundial do Banheiro, que contou com dois dias de conversas, 22 e 23 de novembro. Foram seis mesas e 26 participantes, com uma diversidade de atores da área, entre ativistas, acadêmicos, técnicos e representantes de empresas, poder público e organizações. Cada mesa foi apresentada por um host, participante da Rede Saneamento tem Solução.

O primeiro dia começou com a mesa “Tecnologias colaborando com o saneamento”, que teve o Instituto Iguá como host e abordou soluções inovadoras em prol da universalização  do saneamento básico. Depois, Fundação Tide Setubal e Saneamento Inclusivo apresentaram uma discussão sobre acesso a esgoto tratado em áreas urbanas precarizadas. O dia foi concluído com uma mesa em que a pauta era os desafios da área na era das mudanças climáticas, que teve como host a ONG de mulheres Mandi. 

No segundo dia, a pauta inaugural foi a problemática do saneamento rural, pouco lembrada em muitos planos de empresas e governos. A mesa teve como host a Fundación Avina. A conversa seguinte, encabeçada pelo IAS, foi palco de uma conversa sobre a importância dos dados no desenho de políticas públicas que sejam eficazes na universalização do serviço. O ciclo foi encerrado com uma discussão urgente para as cidades: quem cuida dos banheiros públicos, tão em falta nos espaços públicos brasileiros, em mesa que teve como host Fernanda Deister, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). 

Os debates foram transmitidos ao vivo no canal do IAS no YouTube e podem ser acessados a qualquer momento lá. Por este link, você pode consultar a programação e assistir aos vídeos. 

Inspirando soluções de saneamento

Outro eixo da campanha foram três novos episódios em vídeo da Série Projetos e Iniciativas, que traz histórias inspiradoras que mostram que saneamento tem solução, para todas as pessoas e em todos os lugares.

Cena de ‘Sapiência Ambiental – Kuaray Oua: Saneamento em aldeia indígena guarani’

Produzida pelo IAS em apoio à rede Saneamento Tem Solução, os novos vídeos reúnem histórias de luta, entrevistas com especialistas e imagens impactantes. Todos estão disponíveis no canal do IAS no YouTube, junto com episódios anteriores da série. 

Entre elas, está o projeto WASH, que promove melhorias em residências com foco em banheiros, coordenado pela Habitat Brasil, o Ninho Social, que fornece acesso à água para a população em situação de rua no centro de São Paulo, e um projeto de implementação de saneamento em aldeias indígenas no extremo sul da cidade de São Paulo, tocado pela Sapiência Ambiental.

Venha navegar pelos conteúdos do IAS no site do Dia Mundial do Banheiro e no canal do YouTube.