IAS passa a integrar a aliança internacional Sanitation and Water for All (SWA)

A Aliança global atua há 13 anos para contribuir com a universalização do acesso de qualidade à água, saneamento e higiene.

O Instituto Água e Saneamento (IAS) passou a integrar, em janeiro de 2023, a Sanitation and Water for All (SWA) – Saneamento e Água para Todos em português. A SWA é uma aliança global e multissetorial, criada em 2010, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne governos, sociedade civil organizada, setor privado, instituições de pesquisa e comunidade filantrópica em torno da universalização do acesso de qualidade à água, saneamento e higiene. Atualmente, a SWA conta com representantes em 78 países.

A parceria SWA e IAS é fruto de diálogo iniciado em março de 2022, durante encontro presencial, em Brasília, com a líder da organização, Catarina de Albuquerque, que foi a primeira relatora especial da ONU para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento.

A missão da Aliança é eliminar as desigualdades na realização dos direitos humanos à água e ao saneamento – elevando a vontade política, assegurando a boa governança, e ajudando a otimizar o financiamento.

Para isso, a SWA concentra-se nos indivíduos, comunidades, países e regiões mais difíceis de alcançar e mais vulneráveis, e coloca as mulheres e meninas no centro como agentes dinâmicos de mudança. Para isso, atua aproveitando o poder coletivo dos seus parceiros, para apoiar a ação multilateral, liderada pelo governo, a nível nacional, regional e global.

Os parceiros da Sanitation and Water for All comprometem-se a contribuir para a realização do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, de “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”, em especial com as metas 6.1, “até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos” e 6.2, “até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade”.

Para o IAS, a parceria é uma grande oportunidade de trocar experiências e aprender com os demais atores que integram essa rede ampla, qualificada e com 13 anos dedicados a construir estratégias para garantir acesso a saneamento para populações historicamente excluídas. 

“Um dos aprendizados do IAS e que queremos levar para a sociedade em geral e para o governo federal é a importância de universalizar, de fato, o acesso à água e ao esgotamento sanitário. A parceria com a SWA se consolida no momento em que a sustentabilidade, o combate à pobreza e a redução das desigualdades em todos os níveis estão no centro da agenda política brasileira. O saneamento está na base disso tudo, a universalização de fato vai contribuir diretamente com essa agenda”, explica a diretora executiva do IAS, Marussia Whately. 

Marussia Whately, diretora executiva do IAS, e Catarina de Albuquerque, CEO da Sanitation and Water for All em encontro de março de 2022

“Temos também a expectativa de que essa parceria impulsione o IAS a ampliar sua capacidade de promover o diálogo entre diferentes atores do campo do saneamento, que é tão dividido, para, juntos, olhar para o que realmente interessa: a meta de universalização do saneamento até 2033 [estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento – Lei 14.026/2020]. Os próximos quatro anos [de governo federal] são decisivos para alcançar esse objetivo”, complementa.

Longa vida à parceria IAS + SWA. Por água e saneamento para todes!