IAS participa da campanha ContAí da Virada Sustentável de São Paulo 2022

Ontem foi encerrada a programação da Virada Sustentável em São Paulo. O IAS foi uma das 50 organizações convidadas para enviar mensagens para a campanha ContAí, que estampou na cidade dados e informações relacionadas às causas que estas organizações representam.

IAS participa da campanha ContAí da Virada Sustentável de São Paulo 2022
Mensagem destacada pelo IAS projetada na Avenida Paulista, em São Paulo.
Foto: Divulgação/ViradaSustentável

Movidos pelo ODS 6, água limpa e saneamento para todos, o IAS destacou um dado da UNICEF, de 2018, que identificou que “No Brasil, 13,3 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso a saneamento básico”.

O destaque durante a Virada Sustentável expõe a convivência de crianças e adolescentes com esgoto a céu aberto.

Uma a cada quatro crianças e adolescentes brasileiras  (24,8%) estão em privação de saneamento. Dentre esse contingente, a maioria (70%) é composta por crianças e adolescentes negras; 21,9% vivem em casas localizadas em locais com fossas rudimentares, valas, ou não contam com tratamento de esgoto. Além disso, 3,1% não têm banheiro em casa, um impulsionador da pobreza menstrual entre meninas em período de desenvolvimento. 

Campanha ContAí e Virada Sustentável

Pela primeira vez, o maior festival de sustentabilidade do país acontece simultaneamente em São Paulo, Manaus e Porto Alegre com uma programação totalmente gratuita voltada para temas como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular e responsabilidade socioambiental, entre outros. A Virada Sustentável começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. 

Por meio da arte e atividades lúdicas como principais ferramentas, a ação tem o objetivo de inspirar as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo. Entre os locais que recebem a programação da Virada Sustentável estão Avenida Paulista, Museu Afro Brasil, Minhocão, unidades do Sesc , além de 58 CEUs e 31 parques. 

As artes foram produzidas em parceria com o Senac, por meio de um desafio de design proposto aos alunos da instituição. A ação é um desdobramento da campanha #MinhaMensagem realizada no ano passado, quando foram espalhadas mensagens de conscientização e reflexões sobre a temática da sustentabilidade em pontos icônicos da cidade. Além do Instituto Água e Saneamento (IAS), participam desta edição organizações como Unicef, PNUD, C40, Instituto Ethos, Akatu, WWF-Brasil, SOS Mata Atlântica, Greenpeace e Gerando Falcões.