IAS participa da campanha #MinhaMensagem da Virada Sustentável

instagram_feed184

O IAS está participando da campanha #MinhaMensagem, uma iniciativa da Virada Sustentável, evento que acontece em São Paulo entre os dias 2 e 22 de setembro. Nesta campanha, a Virada Sustentável convidou diversas instituições compartilharem uma mensagem para o mundo pós-pandemia. Essas mensagens foram trabalhadas graficamente e estarão em diversos locais da cidade como prédios e escolas, mobiliário urbano e estações do metrô. Aqui você pode conhecer as organizações participantes e suas respectivas mensagens.

A mensagem do IAS é “Saneamento é básico e tem solução!”.

Nossa motivação

Em 2010, a Assembleia Geral da ONU aprovou o Direito Humano à Água e Esgotamento Sanitário, com o Brasil entre os signatários. Apesar disso, 86 milhões de habitantes têm acesso precário à água, ou seja, água com qualidade inadequada, intermitência de fornecimento e em quantidade insuficiente; 107 milhões de pessoas não têm seus esgotos devidamente coletados e tratados ou convivem com fossas rudimentares. Jogamos o assustador volume de 24 bilhões de litros diários de esgoto in natura, sem nenhum tratamento, em nossos rios. Ainda existem enormes obstáculos relacionados à gestão do lixo e de resíduos sólidos e pouco se conhece sobre o manejo adequado e eficiente das águas pluviais para evitar enchentes e alagamentos. Praticamente todos os rios próximos as cidades estão comprometidos pelo despejo de esgoto e poluição urbana. É importante enxergarmos para além dos obstáculos, e juntar esforços para encontrar soluções possíveis ao saneamento, que respeite o meio ambiente e as necessidades do consumo humano. É por isso que acreditamos que “Saneamento é básico, e tem solução!”

Evento

A Virada Sustentável é um evento que acontece em diversas cidades do Brasil. Na edição de São Paulo, o evento acontece em modelo híbrido, seguindo os protocolos de segurança da pandemia de Covid-19. O festival ocupará diversas regiões da cidade com instalações urbanas, grafites, projeções, performances artísticas, além de uma programação online com shows e conteúdos de conhecimento no Fórum Virada Sustentável, estimulando reflexões criativas sobre os temas que envolvem a sustentabilidade.

Conheça a programação do evento no site e no perfil @viradasustentavel nas redes sociais. 

 #viresuacidade #minhamensagem #SaneamentoÉBásicoETemSolução!