Sociedade civil pede participação ativa do Brasil na Conferência da Água da ONU

Publicado em 10 mar 2023

Escrito por Equipe IAS

Tags:

Organizações da sociedade civil encaminharam, nesta quarta-feira (8/3), carta aberta ao governo brasileiro pedindo que envie uma delegação qualificada à Conferência da Água da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece entre 22 e 24 de março em Nova York. Este é o maior evento até o agora realizado sobre o tema neste século. Os países membros têm até o dia 15 de março para inscrever suas delegações, apontando os representantes que participarão da programação oficial da Conferência. Até o momento, o governo brasileiro não divulgou quem serão os representantes oficiais do país.

Segundo as 14 organizações que assinam a carta e já estão credenciadas para a Conferência, dada a relevância do encontro e o posicionamento do atual governo em relação às questões ambientais e climáticas, existe uma grande expectativa de presença e contribuições do país para a Conferência. Isso significa contar com uma delegação qualificada em relação às diferentes questões que envolvem o tema Águas e composta por representantes com mandato institucional e oficial do Estado brasileiro nos múltiplos espaços de plenárias e diálogos que acontecerão durante o encontro.

Marussia Whately, diretora executiva do IAS, uma das organizações que assinam o documento e que estará presente à Conferência, afirma que “o governo anterior foi convidado pela ONU a participar do planejamento do evento, mas não chegou a responder. A água, porém, é um assunto central a várias agendas do atual governo, como mudanças climáticas e saneamento. Por isso, acreditamos que, mesmo com o pouco tempo de preparação, o Brasil precisa estar presente e reforçar seu protagonismo, inclusive pensando nas metas voluntárias que serão acordadas durante o encontro”.

O documento foi encaminhado a Gabriel Lui, secretário adjunto da Casa Civil da Presidência da República, João Paulo Capobianco, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Vitor Diniz, chefe da Divisão de Política Ambiental e Sustentabilidade do Ministério Relações Exteriores.

Assinam a carta:
1. Articulação Semiárido Brasileiro (ASA);
2. Associação Data Labe;
3. Associação de Jovens Engajamundo;
4. Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá,
5. Fundação SOS Mata Atlântica,
6. Fundación Avina,
7. Instituto Água e Saneamento (IAS)
8. Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS)
9. Instituto Iguá de Sustentabilidade
10. Observatório de Governança das Águas (OGA)
11. Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS)
12. ONG Nosso Vale Nossa Vida,
13. Organização Mandí
14. Projeto Saúde & Alegria (PSA).

Mais informações sobre a Conferência da Água da ONU

Representantes do IAS durante a Conferência:

Marússia Whately: (11) 97604-0338; [email protected] 

Mariana Clauzet: (21) 99988-5888; [email protected]

Maura Campanili/imprensa: (11) 9999-06895; [email protected] 

Assessoria de imprensa

Cristina Sena

(61) 982167862; [email protected]