Conferência sobre Água da ONU reúne líderes para alcance de compromissos globais

Publicado em 28 fev 2023

Escrito por Equipe IAS

Tags:

Essa é a primeira conferência sobre água em quase 50 anos. Entre os temas, está a conscientização sobre a crise de água e a importância de cumprir o ODS 6

Entre os dias 22 e 24 de março, lideranças de todo o mundo se reunirão na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, para debater compromissos em torno do uso sustentável da água e seus impactos. Trata-se da Conferência sobre Água da ONU, a primeira sobre o tema em quase 50 anos. 

Logos do instituto Água e Saneamento, da Conferência sobra e Água 2023. O evento acontece em Nova York entre os dias 22 e 24 de março.

A Conferência terá início no Dia Mundial da Água (22 de março). Entre os objetivos do encontro, estão a conscientização sobre a crise global de água e o estabelecimento de ações conjuntas para alcançar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da Agenda 2030, de “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos” e outros objetivos e metas relacionadas à água. O principal resultado da Conferência será o lançamento da  Agenda de Ação pela Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais. 

Década da Água

A Conferência faz parte da Revisão de Meio Termo Sobre a implementação da década de ação “Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028”. Antes do evento, estão acontecendo reuniões preparatórias de alcance regional e global. Ao longo dos dias 22 e 24 ocorrerão plenárias, diálogos interativos, eventos especiais e paralelos. Confira aqui a programação atualizada.

O Instituto Água e Saneamento (IAS) é parceiro da Sanitation and Water for All (SWA), uma rede ligada à ONU com representantes de 78 países em torno da universalização do acesso de qualidade à água, saneamento e higiene e estará presente na Conferência, junto com organizações parceiras da sociedade civil.

Estamos trabalhando para mobilizar a sociedade civil brasileira e os governos estaduais e federal de forma qualificada para a Conferência e sobre a importância de realizar compromissos voluntários relacionados à universalização e ao acesso à saneamento básico. 

Da Conferência da Água até a COP-28

A COP-27, realizada em 2022, no Egito, foi a primeira das Conferências das Partes em que o tema da água fez-se presente em uma declaração final. Isso é fundamental, porque as soluções para água desempenham papel na mitigação e na adaptação climática. Na COP-27, a centralidade deu-se mais por sobre a adaptação. Os impactos devastadores da emergência climática são principalmente percebidos por meio do ciclo da água na forma da intensificação de inundações e secas. Foi o segundo ano de um Pavilhão da Água e do Clima, que unificou 40 organizações para promover água na agenda climática. 

Os resultados da Conferência da Água serão desdobrados ao longo do ano e impactarão a COP-28. Em julho de 2023 haverá a incorporação dessa Agenda de Ação da Água na revisão global do ODS 6 durante o Fórum Político de Alto Nível como prosseguimento da Conferência da Água da ONU 2023, por meio também do Relatório de Síntese 2023 do ODS 6. Em setembro de 2023 deve ocorrer a apresentação de uma atualização da Agenda de Ação da Água durante a semana ministerial da Assembleia Geral da ONU, a Cúpula dos ODS e a Cúpula do Futuro.

Entre novembro e dezembro de 2023 haverá a COP-28. Deverá ser importante para a Agenda da Água global porque se discutirá a estrutura geral para a meta de Adaptação e o Balanço Global – mecanismo interno ao Acordo de Paris, o qual elaborará conclusões, após uma avaliação de progresso de dois anos em três temas: Mitigação, Adaptação e Implementação, e Apoio. 


Para mais informações, acesse o site da Conferência (em inglês)