Municípios e Saneamento: IAS lança base de dados abertos com indicadores de fontes oficiais

imagem mostra ícones que representam os índices de saneamento básico no brasil

A Plataforma Municípios e Saneamento está no ar. Fruto de um esforço de sistematização das informações disponíveis sobre as taxas de acesso aos quatro componentes do saneamento em todo o país, a base oferece fichas dos 5.570 municípios do Brasil. Os dados são provenientes das principais fontes oficiais sobre o tema: IBGE, SNIS e ANA. No total, foram utilizadas 160 informações e indicadores desagregados por município.

A plataforma permite visualizar a situação de cada município considerando a implementação de política municipal de saneamento; quem faz a prestação de serviços de saneamento no município; como está o atendimento da população do município (água, esgotos, drenagem e resíduos sólidos) e a comparação dos principais índices com a situação estadual e nacional. Marussia Whately, diretora executiva do IAS, destaca que as lacunas existentes são resultado da inexistência de uma governança de dados que integre e promova a tomada de decisão baseada em evidências. “Em seus repositórios originais, os dados não seguem uma mesma periodicidade, o que gera lacunas e torna difícil a visualização de séries históricas. Além disso, muitos dos dados foram gerados a partir de metodologias distintas, o que inviabiliza a comparação”, afirma — “Por isso, optamos por indicar as lacunas, que certamente também são fruto de uma história de desigualdade de acesso”. 

Por meio desta ferramenta, o IAS espera colaborar com o trabalho de gestores públicos e formuladores de políticas públicas, tomadores de decisão, pesquisadores e estudantes, jornalistas e ativistas.

Clique aqui para acessar a plataforma.