Mobilização do IAS e parceiros garante participação do governo brasileiro na Conferência sobre a Água da ONU

Mais de 130 organizações da sociedade civil participaram da mobilização pelo envio de delegação qualificada do governo brasileiro na Conferência sobre a Água da ONU , realizada pelo IAS e mais 13 instituições parceiras que estarão presentes no evento

O governo brasileiro confirmou, nesta quarta-feira (15), que enviará uma delegação à Conferência sobre a Água da Organização das Nações Unidas (ONU). A decisão ocorreu depois de ampla mobilização da sociedade civil organizada pela participação brasileira de forma qualificada no evento, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de março, na sede da ONU, em Nova York, e reunirá milhares de lideranças de todo o mundo para debater compromissos voluntários em torno do uso sustentável da água e seus impactos.

Estão confirmados representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Ministério da Saúde, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Ministério Público Federal (MPF), dos governos dos estados de São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro. A lista oficial da composição da Delegação Brasileira deve ser publicada em breve, uma vez que o prazo final de registro foi em 15 de março. 

Logo do Instituto Água e Saneamento ao lado do logo da Conferência sobre a água da ONU

Quatorze organizações que estarão na Conferência, entre elas, o Instituto Água e Saneamento (IAS), iniciaram uma campanha, que contou com 122 adesões. As instituições assinaram a Carta aberta pela participação do Governo Brasileiro na Conferência sobre a Água da ONU 2023, que foi endereçada à Casa Civil da Presidência da República, ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e ao Ministério das Relações Exteriores – ltamaraty. 

Clique aqui, acesse a carta e a lista completa de organizações apoiadoras

Assinaram inicialmente a carta

1. Articulação Semiárido Brasileiro (ASA); 2. Associação Data Labe; 3. Associação de Jovens Engajamundo; 4. Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá; 5. Fundação SOS Mata Atlântica; 6. Fundación Avina; 7. Instituto Água e Saneamento (IAS); 8. Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); 9. Instituto Iguá de Sustentabilidade; 10. Observatório de Governança das Águas (OGA); 11. Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS); 12. ONG Nosso Vale Nossa Vida; 13. Organização Mandí; 14. Projeto Saúde & Alegria (PSA).

Reunião entre sociedade civil e governo

Como desdobramento do impacto da Carta aberta, o MMA convocou uma reunião com a sociedade civil realizada na terça-feira (14/03). Representaram o governo o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco, o diretor da Secretaria Executiva do MMA, Guilherme Checco, e o chefe da Divisão de Política Ambiental e Sustentabilidade do Itamaraty, Vitor Diniz. Mais de 45 pessoas de diversas organizações, incluindo as 14 que iniciaram a mobilização, estiveram presentes.

A diretora executiva do IAS, Marussia Whately, pautou durante a reunião a importância do Governo brasileiro, enquanto País Membro da ONU, de definir compromissos voluntários. Entre eles, deve estar a universalização de fato do saneamento até 2033, que inclua as populações historicamente excluídas. 

O IAS estará presente na Conferência. Para saber mais, acompanhe nosso site e redes sociais.