Saneamento em favelas é tema de curso do Insper com profissionais do setor

Tema é desafio central dentro da meta da universalização do acesso à água e esgotamento sanitário. Ccm apoio do Instituto Galo da Manhã, da consultoria Diagonal e da Ankara Engenharia, curso reuniu profissionais de experiências diversas de todo o Brasil

Publicado em 19 set 2023

Escrito por Equipe IAS

Tags:

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O saneamento em comunidades de baixa renda é um desafio central dentro da meta da universalização do acesso à água e esgotamento sanitário. O curso “Saneamento em favelas”, realizado pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) entre os dias 14 e 16 de setembro, com apoio do Instituto Galo da Manhã, da consultoria Diagonal e da Ankara Engenharia, aproximou profissionais do setor e promoveu importantes debates sobre o tema.

“O curso foi bastante inspirador para olhar soluções integradas de intervenção em favelas, mas principalmente no envolvimento dos moradores locais”, afirmou Paula Pollini, analista de políticas públicas do IAS (Instituto Água e Saneamento).

Participantes do curso incluíram engenheiros, arquitetos, advogados e lideranças sociais

A abertura do curso ficou a cargo do engenheiro José Carlos Melo, precursor e disseminador do sistema de interligação de esgotos no modo condominial em favelas e profundo conhecedor desses territórios.

Com mais de 40 participantes, o curso reuniu profissionais de experiências diversas de todo o Brasil, incluindo engenheiros, arquitetos, advogados e lideranças sociais, representando empresas privadas, empresas estaduais, prefeituras, movimentos sociais e ONGs. 

O curso teve como Docente Líder a engenheira civil e especialista em saneamento Deise Coelho. Ela é ponto focal da SuSanA Latinoamérica no Brasil e diretora da empresa Condominium. 

O IAS tem como missão somar esforços para garantir a universalização do saneamento no Brasil, especialmente para ampliação do acesso ao esgotamento sanitário.