Projetos locais trazem inspiração e ideias para a ampliação do saneamento

Série Projetos e Iniciativas, realização do IAS em apoio à Rede Saneamento Tem Solução, traz vídeos dessas ações que contribuem para que o saneamento chegue a todas as pessoas em todos os territórios

Serviço de lavanderia oferecido pelo Ninho Social a pessoas em situação de rua / Crédito: Reprodução
Serviço de lavanderia oferecido pelo Ninho Social a pessoas em situação de rua / Crédito: Reprodução

A falta de acesso a água e saneamento atinge largas parcelas da população brasileira, como moradores de favelas, áreas rurais e territórios tradicionais. A escassez de banheiros públicos é outro fator que concorre para essa situação excludente.

A universalização do acesso à água e ao saneamento parece um sonho longínquo, ainda mais quando se consideram os impasses de gestão, as dificuldades logísticas e os altos custos envolvidos. No entanto, existem muitas iniciativas locais bem-sucedidas pelo Brasil que aliam criatividade e baixo orçamento.

A Série Projetos e Iniciativas, realização do IAS em apoio à Rede Saneamento Tem Solução, traz vídeos dessas ações com o objetivo de inspirar governos, gestores, empresários e organizações da sociedade civil a contribuir para que o saneamento chegue a todas as pessoas em todos os territórios.

Os vídeos oferecem entrevistas com pessoas envolvidas em projetos que miram os grupos tradicionalmente excluídos do saneamento, incluindo populações em áreas urbanas precárias, territórios tradicionais e em situação de rua. 

Por ocasião do Dia Mundial do Banheiro 2023, o IAS levou ao ar três novos vídeos da série, que se somam aos 13 já publicados em outras duas temporadas. São eles: 

Ninho Social – Acesso a higiene para população em situação de rua

O Ninho Social é uma iniciativa que proporciona acesso à água para a população em situação de rua no centro da capital paulista. No vídeo, o IAS conversou com Lucas Caldeira, fundador do Instituto Ninho Social, e com Robertinho e Vitor Paz, que utilizam os serviços  e ajudam voluntariamente no projeto.

São três serviços oferecidos pelo Ninho Social à população em situação de rua: brechó de roupas, lavanderia e banho. 

O Instituto ocupa um imóvel em Campos Elíseos, na região central de São Paulo, onde há um grande número de pessoas em situação de rua. Segundo último censo da população em situação de rua realizado pela prefeitura, mais de 40% das quase 32 mil pessoas que se encontram nessa condição na cidade, ocupam lugares na região onde o Ninho Social está (subprefeitura da Sé). 

Sapiência Ambiental – Kuaray Oua: Saneamento em aldeia indígena guarani

Neste episódio, o IAS apresenta um projeto de implementação de saneamento em aldeias indígenas em área metropolitana, neste caso localizadas no extremo sul da cidade de São Paulo. 

Com alto déficit de saneamento básico, essa região é área de mananciais. Também contém um polo de ecoturismo e duas Áreas de Proteção Ambiental –  a APA Bororé Colônia e a APA Capivari Monos, além do Território Indigena Tenondé Porã, onde fica a aldeia Kuaray Oua, onde vivem indígenas Guarani.

A iniciativa foi elaborada e executada pela Sapiência Ambiental, empresa de engenharia com foco em projetos de impacto positivo para as pessoas e para o meio ambiente e que busca soluções inspiradas na natureza e em tecnologias sociais. A empresa implantou soluções de saneamento e acesso à água, como o filtro de areia para tornar a água potável, e instalou banheiros com tratamento de esgoto adequado. 

No vídeo, conversamos com Rafael Maltese e André Kenez, sócios da Sapiência Ambiental e também com Lourdes Soares e Maurílio Tibes, lideranças da aldeia Kuaray Oua. A troca entre o conhecimento técnico trazido pela Sapiência e os conhecimentos locais de cada território é parte do sucesso dos programas, tendo potencial de servir de inspiração para iniciativas  semelhantes.

Projeto WASH / Habitat Brasil: Melhorias habitacionais com foco em banheiros

Coordenado pela Habitat Brasil, ONG global sem fins lucrativos, o projeto WASH promove melhorias em moradias com foco em banheiros. De âmbito nacional, o projeto está presente em diversas regiões do país, em mais de 10 estados. Para o projeto, a moradia é um direito fundamental.

Até o momento, o programa já beneficiou cerca de 2.500 moradias, sendo que em 90% delas a melhoria em banheiros está contemplada.

Neste episódio da série, entrevistamos Mohema Rolim, gerente de programas da Habitat Brasil, que nos recebeu na comunidade de Córrego do Euclides, região metropolitana de Recife, recentemente beneficiada com melhorias em banheiros. Também falamos com Milena Barbosa, Eveline de Albuquerque e sua mãe, Luciana de Lima Maia, todas moradoras do Córrego do Euclides, atendidas pelo programa.