O Instituto Água e Saneamento agora faz parte do Observatório do Clima

Rede é formada por 94 organizações que têm em comum a atuação por um futuro sustentável

IAS-Observatorio-do-clima-cortado

O Instituto Água e Saneamento (IAS) passa a integrar o Observatório do Clima (OC). A rede foi criada em 2002 para reunir organizações da sociedade civil para discutir mudanças climáticas. Mais de 20 anos depois, a coalizão conta com 94 organizações, sendo que 17 delas aderiram recentemente, como o IAS. 

A coordenadora de Redes e Parcerias do IAS, Mariana Clauzet, participou do encontro anual do OC, entre os dias 3 e 5 de maio, em São Paulo. Estiveram presentes 155 pessoas, representando 70 organizações da sociedade civil. 

O secretário-executivo do OC, Marcio Astrini, destacou que, mesmo com a mudança do cenário político do país, o principal ponto de batalha da agenda socioambiental continua sendo a democracia.

“O OC é uma rede diversa e acolhedora, suas 94 organizações juntas formam um cardume muito mais forte que qualquer tubarão. Crescemos muito na adversidade e agora, neste novo ciclo, precisamos fortalecer a rede no país e fora dele”

Marcio Astrini

O encontro anual foi realizado para consolidar e validar o plano estratégico 2023-2026. O documento foi construído ao longo de seis oficinas participativas e dezenas de encontros diversos com as organizações integrantes da rede.

O plano estratégico definiu quatro macro-objetivos para o próximo ciclo de trabalhos do OC: produção de conhecimento; incidência política; incidência internacional; e engajamento da sociedade. 

“Ficou evidente no encontro que a agenda climática no Brasil precisa estar conectada a agenda social. A agenda socioambiental deve, nos próximos quatro anos, caminhar junto com as políticas de combate à fome e diminuição das desigualdades sociais. Para tanto, o trabalho em rede, a sociedade civil e os movimentos sociais devem se atentar às políticas de garantia dos territórios e modos de vida, que implicam em resguardar a segurança alimentar, a saúde, a moradia e o transporte de qualidade às diversas populações. Neste sentido, a agenda do clima é transversal a pautas diversas, e pode equalizar as contradições e unir o governo”.

Mariana Clauzet

De acordo com Clauzet, o IAS tem o potencial para contribuir de forma ampla com o trabalho do Observatório nos debates sobre a centralidade da água nas mudanças climáticas, quando vemos que “escassez” de água se reflete em secas extremas comprometendo a produção de alimento ou seu “excesso” refletido em fortes chuvas e enchentes que impactam as populações e territórios mais vulneráveis; sobre gênero, uma vez que meninas e mulheres são diretamente impactadas pela ausência de saneamento; e aportando dados de monitoramento das políticas públicas de saneamento e soluções, além de fortalecer a atuação em rede com parceiros envolvidos nas agendas da água e saneamento básico.

Iniciativas do Observatório do Clima

Confira algumas iniciativas do OC que buscam ampliar o domínio técnico sobre a agenda climática, contribuir para a democratização do debate sobre as mudanças do clima no Brasil, incorporando e fortalecendo as perspectivas sociais e de diversidade na luta contra o racismo ambiental e pela justiça climática.