Notícias IAS oferece apoio técnico para implementação de saneamento integrado em escolas rurais do município de Barra, na Bahia

IAS oferece apoio técnico para implementação de saneamento integrado em escolas rurais do município de Barra, na Bahia

15 out 2020

ilustração de lâmpada acesa representando o apoio que o IAS está oferecendo para implementação de saneamento em escolas rurais

O projeto “Cisternas e Saneamento em escolas do município de Barra (BA)”, vem sendo desenvolvido desde 2018, por meio de parceria entre a Associação Bem-Te-Vi Diversidade e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Por meio dele, está sendo viabilizada a construção de cisternas de 52.000L em 40 escolas da zona rural do Município. Destas, oito receberam também sistemas pilotos de tratamento e reuso de esgoto, baseados em soluções acessíveis e com métodos construtivos definidos em colaboração com os cisterneiros já atuantes junto à ASA. O IAS tem apoiado a iniciativa tanto em âmbitos gerais de planejamento e mobilização, como no estudo, desenvolvimento e implementação das soluções junto aos atores locais.

Esta parceria surgiu para ajudar a aprimorar o processo de replicação de cisternas no semiárido. O projeto busca produzir melhorias que facilitam a captação e o  aproveitamento da água pluvial, implementando sistemas de tratamento e reuso de esgoto de baixo custo. Além dos sistemas estruturais implementados, os esforços incluíram atividades de engajamento e capacitação de atores-chave do município, assim como representantes locais de cada comunidade. O objetivo é fomentar a autonomia local para a extensão das soluções empregadas. 

Articulação para o desenvolvimento local

A iniciativa concluída em 2019 constitui a primeira etapa de um processo de construção de sistemas comunitários de saneamento, incorporando, além do abastecimento de água, soluções locais de manejo de esgoto doméstico. Neste sentido, a água e a escola são elementos-chave para introdução de melhorias nas comunidades: “água”, como necessidade humana básica, e “escola” como espaço comum de convívio e formação. Articular estas demandas para acelerar o desenvolvimento local ajuda a aprofundar o conhecimento sobre as especificidades do território, e, assim, possibilita a definição de soluções mais apropriadas a cada contexto. Com este entendimento, a etapa seguinte prevê a replicação das soluções individuais de esgoto para os domicílios, e a implementação de um sistema de gestão comunitária do saneamento.

“Ao passo que diferentes iniciativas vêm explorando sistemas comunitários de saneamento pelo Brasil, o foco geralmente é dado exclusivamente ao abastecimento de água, sem trazer avanços para o esgotamento sanitário. Neste sentido, a atuação do IAS com projetos pilotos foca no desenvolvimento de sistemas comunitários para ampliar efetivamente o atendimento adequado de esgoto pelo país. Reconhecendo o potencial de sistemas descentralizados e baseados no manejo do lodo fecal para viabilizar o acesso dos serviços aos contextos recorrentemente desassistidos (área rurais, áreas urbanas precárias e pequenos municípios), estes projetos constituem aplicações diretas, ‘no chão’, dos repertórios que vem sendo explorados e sistematizados pela equipe do IAS”, afirma Tomaz Kipnis, coordenador técnico do projeto e líder de programa do IAS.

“O processo de mobilização e engajamento da comunidade como uma etapa do planejamento e execução do projeto foi de suma importância para a sensibilização dos diferentes atores sobre o saneamento integrado, por meio do qual foi implementado um instrumento efetivo para a qualidade de vida. Educadores, gestores públicos e comunitários construíram, junto com a equipe promotora do projeto, uma forma de conviver com o semiárido a partir de uma perspectiva socioambiental, além de uma estratégia para a ampliação do acesso à água e ao saneamento”, completou Mariana Clauzet, da coordenação executiva da iniciativa.

Assim, por meio da atuação local, o projeto incrementou um repertório para alavancar de forma efetiva e eficiente o saneamento pelo Brasil, trazendo, para além de soluções estruturais, uma metodologia simples e replicável. Além de trazer melhorias às comunidades contempladas, ao sistematizar os métodos de diagnóstico, seleção de soluções, desenho dos sistemas e processo construtivos, esta iniciativa pode colaborar com outros projetos e organizações, em direção à universalização do saneamento no país.

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