Notícias Brasil não tem progresso satisfatório em metas de água e saneamento do ODS 6

Brasil não tem progresso satisfatório em metas de água e saneamento do ODS 6

14 out 2025

Conclusão é da nona edição do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030, lançado em setembro deste ano, que contou com contribuição do IAS

14 out 2025

imagem mostra esgoto a céu aberto

O Brasil não teve progresso satisfatório no cumprimento de nenhuma das metas do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de água e saneamento. A conclusão é da nona edição do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030, lançado em setembro deste ano, que contou com contribuição do IAS.

O estudo anual analisa o progresso do Brasil rumo aos 17 ODS estabelecidos em 2015 por 192 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). As medidas têm como propósito combater a pobreza e tornar o mundo mais sustentável e resiliente até o ano de 2030.

O IAS contribui com a análise e organização dos dados brasileiros de água e saneamento para o relatório desde 2020. O Instituto é uma das diversas organizações da sociedade civil que colabora com o estudo. 

Desde 2020, o Relatório Luz tem um sistema que classifica o progresso das metas em cinco status possíveis:

  • RETROCESSO quando as políticas ou ações correspondentes foram interrompidas, alteradas negativamente ou sofreram esvaziamento orçamentário; 
  • AMEAÇADA quando, ainda que não haja retrocesso, a meta está em risco, por ações ou inações cujas repercussões comprometam seu alcance; 
  • ESTAGNADA quando não houve indicação de avanço ou retrocesso estatisticamente significativa; 
  • PROGRESSO INSUFICIENTE quando a meta apresenta desenvolvimento aquém do necessário para sua implementação efetiva; 
  • PROGRESSO SATISFATÓRIO quando a meta está em implementação com chances de ser atingida ao final da Agenda 2030.

Retrocesso na poluição

O ODS 6 contempla “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”. Ele é dividido em oito metas mais específicas. Em nenhuma destas o Brasil conseguiu a melhor classificação (progresso satisfatório), de acordo com os dados levantados pelo IAS para o relatório. 

A meta 6.1, por exemplo, estabelece que “até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos”. No entanto, o acesso à água potável no país (85,3% da população em 2023), só aumentou 0,7% em relação a 2019, o que indica sair da estagnação, mas um progresso insuficiente. Em quatro anos, houve pouca melhoria em relação ao total de pessoas que não recebem água todos os dias (17,8 milhões; dos quais 2,8 milhões são crianças e adolescentes).

Duas metas retrocederam. Uma delas é a 6.3, que prevê melhorar até 2030, “a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente”. 

O relatório aponta que em 2023, apenas 49,4% do esgoto produzido no país era tratado, sendo o menor índice registrado desde 2019. As taxas de tratamento variavam nas diferentes regiões do país: de 23% na região Norte a 58% no Sudeste.

O documento destaca como passo positivo a aprovação da Lei da Tarifa Social de Água e Esgoto em 2024. No entanto, ressalva que ela requer regulamentação e equilíbrio econômico-financeiro nos contratos de concessão, em meio à crescente pressão tarifária impulsionada pelas privatizações dos serviços de saneamento, que penalizam as populações em maior vulnerabilidade social. 

O texto aponta ainda que as mudanças climáticas intensificam os desafios da realização do ODS 6, com secas prolongadas e baixa disponibilidade hídrica, especialmente em regiões já vulnerabilizadas. “É imperativo garantir sustentabilidade e justiça social no abastecimento hídrico e é grave que tenha havido queda do investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos programas relativos a este ODS em 2024, na comparação com 2023″, afirma o texto.

A situação do ODS 6

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

6.1 Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos (progresso insuficiente).

6.2 Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade (progresso insuficiente).

6.3 Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente (retrocesso).

6.4 Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água (retrocesso).

6.5 Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado (ameaçada).

6.6 Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos (retrocesso).

6.a Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso (ameaçada).

6.b Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento (retrocesso).

Leia mais

Compartilhar

Newsletter do IAS

Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS

iniciativas

Conheça as iniciativas do IAS que buscam
inspirar mudanças no setor de saneamento

Municípios e Saneamento

Acesse os dados mais recentes sobre o saneamento nos municípios brasileiros.

Acessar

Dia Mundial do Banheiro

Anualmente promovemos ações para conscientizar sobre a importância do acesso a banheiros e higiene adequados.

Acessar

Fórum Água e Saneamento

É um espaço permanente de diálogo e troca de ideias entre diversos atores da sociedade que de alguma forma se relacionam com o setor de saneamento e seus temas transversais.

Acessar