Mulheres pela nossa água: encontro reúne lideranças femininas na luta por água e saneamento

Evento faz parte da programação da Conferência sobre a Água da ONU e conta com a participação do IAS

O IAS estará presente na Conferência sobre a Água da ONU, que acontece entre os dias 22 e 24 de março, em Nova York, na sede das Nações Unidas. Na programação de nossa participação, está um debate fundamental para quem defende a igualdade de gênero em espaços de decisão e quer conhecer iniciativas realizadas por mulheres sobre água, saneamento e mudanças climáticas: o evento paralelo (Side Event) “Women 4OUR WATER – dos países de língua portuguesa para o mundo”.

Organizado pela associação portuguesa Business as Nature em parceria com diversas organizações, entre elas, o IAS e a Sanitation and Water for All (SWA), aliança global vinculada à ONU da qual o IAS faz parte, o Women 4OUR WATER tem como objetivo divulgar iniciativas promovidas por mulheres de países de língua portuguesa que atuam como agentes de mudança e influenciadoras no âmbito da água e saneamento. Este evento específico  contribuirá também para o acesso ao conhecimento e intercâmbio de boas práticas e promoção de parcerias entre ações concretas desenvolvidas por e para mulheres.

O encontro ocorrerá na sexta-feira (24 de março), às 14h (15h no horário de Brasília), na sede da ONU, salão B. A diretora executiva do IAS, Marussia Whately, falará sobre água e clima, a relação entre saneamento e adaptação climática.

Entre as presenças confirmadas estão: a diretora executiva da Plataforma de ONGs de Cabo Verde, Dirce Varela, que falará sobre acesso à água potável e empoderamento econômico; a chefe de Inovação Sustentável da ADENE e membro do Conselho de Administração da Força-Tarefa de Energia Hídrica na EnR, Filipa Newton, que abordará o tema eficiência hídrica e a ligação água-energia na prática; a representante da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira, Telma Taurepamg, sobre a mulher e a conservação da água;  Laura Korculanin, da iniciativa Give a Shit, que abordará o artivismo para o engajamento de mulheres na água e na saúde; a presidente da Associação de Mulheres Pescadoras Marítimas de Angola, Elizeth Faustino, sobre a experiência de mulheres pescadoras que lideram o acesso e a gestão da água e do saneamento; e Daniela Bemfica, da International Water Association, que vai abordar a força de trabalho da mulher no setor da água.

As mulheres e meninas são o público mais vulnerável à falta de acesso à água potável e esgotamento sanitário em todo o mundo, afetando sua capacidade de estudar, trabalhar, gerar renda e dignidade, além de saúde e segurança.

Historicamente, cabe a elas o papel de cuidadoras: dos lares, das crianças, entre tantas outras tarefas, todas relacionadas a saneamento básico. E são elas também que, unidas, buscam soluções para problemas que afetam suas comunidades, sobretudo nas periferias dos centros urbanos e em áreas rurais brasileiras.

“Estou muito feliz por participar de um evento como esse, focado em mulheres de língua portuguesa. Com certeza, será repleto de aprendizados. Os espaços de poder e decisão ainda são ocupados majoritariamente por homens. Mudar essa realidade e garantir representatividade feminina é fundamental, em todo o mundo. Uma das formas de fortalecer isso é dar voz às mulheres que estão no front da luta pelos direitos humanos à água e ao saneamento e no enfrentamento das mudanças climáticas”, ressalta Marussia Whately. 

Sobre a Conferência

Milhares de lideranças de todo o mundo se reunirão para debater compromissos voluntários em torno do uso sustentável da água e seus impactos. Essa é a primeira Conferência da ONU sobre a Água em quase 50 anos – a última ocorreu em 1977 – e o evento mais importante sobre a água em uma geração. 

Entre os objetivos do encontro estão a conscientização sobre a crise global de água, o estabelecimento de ações conjuntas para alcançar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da Agenda 2030, de “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”, entre outros objetivos e metas relacionadas à água.

O cumprimento das Metas  do ODS 6 é fundamental para o alcance de outros Objetivos da Agenda 2030, em especial os relacionados à saúde e bem-estar (ODS 3), alimentação (ODS 2), igualdade de gênero (ODS 5), educação (ODS 4), indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9), combate à mudança global do clima (ODS 13), entre outros.