Notícias Desigualdade de gênero também está no saneamento

Desigualdade de gênero também está no saneamento

07 mar 2025

No Dia Internacional da Mulher, lembramos da persistente desigualdade de gênero no saneamento, com grandes impactos na saúde de meninas e mulheres

07 mar 2025

Em muitos países, estudantes adolescentes não têm acesso a um banheiro limpo ou espaço privado na escola para trocar seu absorvente (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Em muitos países, estudantes adolescentes não têm acesso a um banheiro limpo ou espaço privado na escola para trocar seu absorvente (Rovena Rosa/Agência Brasil)

No Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar dos desafios representados pela persistente desigualdade de gênero em tantos aspectos sociais e econômicos. Estes incluem o saneamento. Aliás, pode-se dizer que uma das desigualdades entre homens e mulheres mais perversas e humilhantes está justamente relacionada ao saneamento: é a dificuldade de acesso à higiene e saúde menstrual que aflige mulheres de várias idades. É uma privação que começa na infância e segue até a vida adulta.

Meninas sofrem com informação, produtos, serviços e equipamentos precários ou inexistentes quando se trata de saúde menstrual. Em 2024, um estudo do Unicef e da OMS (Organização Mundial da Saúde), intitulado “Evolução no acesso à água potável, saneamento e higiene em escolas 2015-2023: foco especial em saúde menstrual”, trouxe dados globais sobre o problema.

No mundo, apenas duas em cada cinco escolas (ou 39% do total) fornecem educação sobre saúde menstrual. Ainda segundo o levantamento, 69% das escolas do mundo não têm recipientes para descarte de absorventes no banheiro feminino. A falta é mais grave em certas regiões: na África subsaariana, apenas 1 em cada 8 escolas disponibilizam acessórios para menstruação como absorventes ou tampões (de forma paga ou gratuita). 

O estudo do Unicef e OMS lembra também que em muitos países, estudantes adolescentes não têm acesso a um banheiro limpo ou espaço privado na escola para trocar seu absorvente.

Um desses países é o Brasil. Em outro estudo do Unicef, “Pobreza Menstrual no Brasil – desigualdades e violações de direitos” (2021), realizado em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 3% das alunas brasileiras (321 mil estudantes) estão em escolas que não possuem banheiro em condições de uso; 1,24 milhão (11,6% do total) não têm à sua disposição papel higiênico e mais de 3,5 milhões estudam em escolas sem sabão nos banheiros.

O documento do Unicef e UNFPA lembra que garantir água potável, saneamento e higiene (resumidos na sigla WASH) de forma equânime está contemplado pelo ODS 5 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que visa “realizar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. O órgão das Nações Unidas afirma ainda que as desigualdades de gênero impedem a realização das metas do ODS 6, relacionadas à água e saneamento.

Essa discrepância segue pela vida adulta. No Brasil, 38,2% da população feminina reside em casa sem coleta de esgoto, e 25,6% das mulheres não são abastecidas com água tratada com regularidade. Em algumas regiões a situação é pior: no Norte e Nordeste, uma em cada duas mulheres não recebe água tratada. Os dados são do estudo “O saneamento e a vida da mulher brasileira 2022″, do Instituto Trata Brasil/BRK Ambiental. 

A falta de acesso tem consequências na saúde de meninas e mulheres. Também segundo o estudo do ITB/BRK, o acesso a saneamento poderia reduzir em 63% as doenças ginecológicas em mulheres entre 12 a 55 anos no país.

A relação entre acesso a saneamento e saúde das mulheres também foi destacada por Maria Neira, diretora do departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde da OMS, à época do lançamento do estudo do Unicef e da OMS. 

“Mulheres e meninas não só enfrentam doenças infecciosas relacionadas a WASH, como diarreia e infecções respiratórias agudas, como também enfrentam riscos adicionais à saúde porque são vulneráveis ​​a assédio, violência e ferimentos quando precisam sair de casa para buscar água ou apenas para usar o banheiro”, afirmou.

Leia mais

Compartilhar

Tópicos

Newsletter do IAS

Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS

iniciativas

Conheça as iniciativas do IAS que buscam
inspirar mudanças no setor de saneamento

Municípios e Saneamento

Acesse os dados mais recentes sobre o saneamento nos municípios brasileiros.

Acessar

Dia Mundial do Banheiro

Anualmente promovemos ações para conscientizar sobre a importância do acesso a banheiros e higiene adequados.

Acessar

Fórum Água e Saneamento

É um espaço permanente de diálogo e troca de ideias entre diversos atores da sociedade que de alguma forma se relacionam com o setor de saneamento e seus temas transversais.

Acessar