Notícias Relatório do IAS aponta aumento da retirada de água dos mananciais em SP

Relatório do IAS aponta aumento da retirada de água dos mananciais em SP

28 out 2025

Instituto constatou que captação de água pela Sabesp vem registrando aumento, mesmo em um período de estiagem prolongada e diminuição dos níveis dos reservatórios

28 out 2025

Capa mananciais

“O aumento da retirada de água dos mananciais da RMSP”, novo relatório do IAS, examina de perto a situação das represas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, a partir de dados da Sabesp. Acesse aqui para baixar.

A partir de um monitoramento cuidados, o Instituto constatou que a captação de água das represas que abastecem a Região Metropolitana pela Sabesp vem registrando aumento. A tendência merece atenção devido a seu impacto na recuperação de um sistema que vem diminuindo seu volume, em uma época de estiagem.

Em 1º de setembro de 2025, o Sistema Cantareira entrou na Faixa 3 – Alerta, após o volume útil cair para cerca de 35%, segundo decisão conjunta da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e da SP Água (Agência das Bacias PCJ e Alto Tietê).

Com a queda no nível dos reservatórios, a Sabesp anunciou em agosto e setembro ações de redução de pressão, a segunda deles por um período de 10 horas diárias.

Em 24 de outubro de 2025, o Governo do Estado de São Paulo lançou um plano de contingência hídrica, que prevê, em situações críticas, restrições de pressão de até 16 horas por dia e possibilidade de rodízio de abastecimento na Região Metropolitana.

A publicação traz gráficos que comparam esse movimento de retirada e o volume das represas com outros períodos, incluindo a crise hídrica de 2014-15. A maior parte das informações está disponível publicamente, outras foram conseguidas mediante solicitação realizada à empresa e agências reguladoras SP Águas e Arsesp.

Leia mais

Compartilhar

Newsletter do IAS

Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS

iniciativas

Conheça as iniciativas do IAS que buscam
inspirar mudanças no setor de saneamento

Municípios e Saneamento

Acesse os dados mais recentes sobre o saneamento nos municípios brasileiros.

Acessar

Dia Mundial do Banheiro

Anualmente promovemos ações para conscientizar sobre a importância do acesso a banheiros e higiene adequados.

Acessar

Fórum Água e Saneamento

É um espaço permanente de diálogo e troca de ideias entre diversos atores da sociedade que de alguma forma se relacionam com o setor de saneamento e seus temas transversais.

Acessar