Nossa Equipe

Nuestro equipo está compuesto mayoritariamente por mujeres, lo cual es motivo para enorgullecernos. Especialistas en recursos hídricos, planificación urbana y políticas públicas conforman el equipo del IAS. Vea quiénes son las personas que creen en la lucha por el derecho humano al agua y al saneamiento:

Arminda Jardim

Asesora de investigación y relaciones

Graduada em Letras com habilitação em pesquisa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1992-1996). Atua há mais de 20 anos na área socioambiental e de sustentabilidade e também na área de projetos culturais.

Ler mais Fechar

Foi assistente dos programas Mananciais de São Paulo (2002-2003), Xingu (2003-2007), Campanha De Olho nos Mananciais (2007-2008) e Desenvolvimento Institucional (2015-2018) do Instituto Socioambiental (ISA). Em Ilhabela (SP), trabalhou como produtora e gerente do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS), parte do projeto Diálogo para a Sustentabilidade, convênio entre UniSantos, Petrobras e ReaLNorte - colegiado de 14 ongs ambientalistas do Litoral Norte. Em 2013, integrou a equipe técnica do projeto Juçara Maembipe, da Associação Elementos da Natureza, que teve como público-alvo as comunidades caiçaras da Ilha de Búzios, projeto que posteriormente resultou em uma lei municipal. Tem experiência com editoração e revisão de textos e é autora da Coleção Jatobá, voltada para ecoalfabetização, e de dois livros infantis, “O artista que teimava em ser muitos” e “Os mundos de Apoenã”.

Camilo Rocha

Analista de comunicação

Editor e repórter com passagens e colaborações por alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, é graduado em Jornalismo pela PUC-SP (1998). Ao longo de três décadas, trabalhou para a Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Valor Econômico, CNN International, BBC e Nexo Jornal.

Ler mais Fechar

Nesse período, cobriu principalmente áreas como cultura, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. Trabalhou em jornais, revistas, sites, blogs, podcasts e emissoras de rádio e televisão. Entre seus trabalhos, vale destacar suas atuações como editor de Tecnologia do Estado de S. Paulo, editor de Especiais no Nexo Jornal e repórter de cultura do Valor Econômico.Mais recentemente, realizou seus primeiros trabalhos de assessoria de imprensa, para clientes como SESC e Universal Music.

EDUARDO CAETANO

Coordinador ejecutivo

Especializado na gestão de projetos digitais e de dados, é graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP, 2004) e mestre em Ciência da Informação (ECA/USP, 2019). Tem mais de 20 anos de experiência no setor privado no planejamento e coordenação de projetos digitais editoriais, educacionais e institucionais.

Ler mais Fechar

Seu foco de pesquisa atual é a organização e visualização da informação e inteligência de dados. Tem extensa experiência em empresas de comunicação, atuando nas atividades de planejamento estratégico, monitoramento de imprensa e redes sociais, mídia e performance digital. Trabalhou na Editora Abril entre 2000 e 2010, coordenando sites editoriais e até 2019 atuou em agências de comunicação e tecnologia, com especial foco em clientes institucionais ligados à infraestrutura e saneamento como BRK Ambiental. Colaborou com aportes ao planejamento das ações de comunicação, criação e gestão do website da Aliança Pela Água, rede com mais de 80 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo.

MARIANA CLAUZET

redes y alianzas

Especializada em Ecologia Humana, formada em Ciências Biológicas (PUC, 2000), com mestrado em Ciência Ambiental (PROCAM/USP, 2003), doutorado em Ambiente & Sociedade (NEPAM/UNICAMP, 2010) e pós-doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/UFRJ, 2021).

Ler mais Fechar

Atualmente é docente colaboradora e orienta alunos em mestrado e doutorado na linha de Sustentabilidade e Governança Ambiental no PPED/UFRJ. Com sua carreira acadêmica e profissional, se especializou em Ecologia Humana, uma abordagem interdisciplinar que entende o meio ambiente como um sistema sócio-ecológico, ou seja, com os aspectos econômicos, ambientais e sociais e de saúde humana integrados. Neste sentido, a compreensão das vulnerabilidades e dos conflitos, bem como a proposição de soluções socioambientais são feitas a partir das diferentes realidades dos territórios e do diálogo entres as comunidades que neles vivem com os diferentes atores atuantes. Quando completou seu doutorado (2009), incorporou à sua experiência trabalhos de consultoria voltados ao meio ambiente, relacionados a identificação e mediação de conflitos socioambientais entre os diferentes atores que vivem e/ou atuam em territórios biodiversos impactados e/ou vulneráveis.Nos últimos 12 anos, as consultorias se ampliaram para os territórios de Mata Atlântica, da Amazônia e do Semiárido brasileiro. Integra as Redes Ouvidoria do Mar e Painel Mar, nesta última sendo membro do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB). Ambas as redes são coletivos colaborativos baseados na convergência social, científica e política de atores que trabalham para a conservação e manejo dos recursos naturais, buscando empoderar comunidades locais e subsidiar políticas públicas para o alcance do Desenvolvimento Sustentável.

MARIANA SISTER

Produtora executiva

Graduada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina -FASM (1997), com pós-graduação executiva em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela FGV (2022), foi co-gestora do projeto "A Moda pela Água", plataforma multi-setorial de informações e diálogos sobre gestão de recursos hídricos, idealizado pelo Ecoera, onde foi produtora executiva (2019-2022). É autora do artigo "A Moda pela Água - Projeto Setorial Pautado Pelos ODS" publicado e apresentado no congresso SUSTEXMODA - IEA- USP (2020).

Ler mais Fechar

Atua com gestão e produção executiva há mais de 20 anos para diversos setores, e desde 2016, com foco em projetos relacionados à sustentabilidade envolvendo empresas e terceiro setor.

MARU WHATELY

Directora Ejecutiva

Especialista em Recursos Hídricos, Saneamento e Políticas Públicas, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1997), com especialização em gestão de recursos hídricos e meio ambiente urbano (UNICAMP/ABES). Com extensa trajetória por instituições do terceiro setor como Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), coordenando programas e campanhas relacionadas a recursos hídricos e meio ambiente. É idealizadora da Aliança pela Água, rede com mais de 80 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo.

Ler mais Fechar

Coordenou o Programa Mananciais do Instituto Socioambiental, entre 2003 e 2009, onde liderou a campanha "De Olho nos Mananciais". Integrou a equipe do Instituto Democracia e Sustentabilidade e coordenou a campanha "Floresta Faz a Diferença" (em 2011). Morou em Belém, onde apoiou a estruturação do Programa Municípios Verdes em 100 municípios do Pará, como consultora do IMAZON e da CLUA - Climate And Land Use Alliance. Foi uma das coordenadoras do estudo "Governança da água doce e segurança hídrica municipal", que resultou na Campanha "VotePelaÁgua", realizada em 2016 para engajamento de candidatos e candidatas com Projeto de Lei para criação de políticas municipais de segurança hídrica. É autora de “Século da Escassez. Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios”.

MOISÉS PANGONI

Coordinador Administrativo y Financiero

Especialista em Gestão de Organizações do Terceiro Setor é graduado em Administração de Empresas pela Sociedade Brasileira de Educação Renascentista (Faculdade Renascença - 2004) com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2004) e extensão em Gestão do Investimento Social Privado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM - 2008). Possui mais de 30 anos de trabalho no terceiro setor nas áreas de administração, finanças e desenvolvimento institucional.

Ler mais Fechar

Sua vida profissional teve início em 1985 como Técnico em Contabilidade, área em que atuou até o início de 1990, ano que marcou o começo de sua trajetória no terceiro setor no Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) e Ação Educativa nas áreas de Administração e Finanças. No período de 1999 a 2012 foi Coordenador de Administração e Finanças, assessor de Desenvolvimento Institucional e assessor ao Programa de Capacitação em Gestão para organizações indígenas no Instituto Socioambiental (ISA). Em 2011, na Noruega, participou do programa de intercâmbio entre a Norwegian Church Aid (NCA) e o ISA, patrocinado pela The Norwegian Agency for Exchange Cooperation (NOREC). Ao retornar, representou a NCA no Brasil como gestor de grants até 2017. Em 2018 assessorou a coordenação de grants do Programa Partnerships for Forests da Palladium International. Em 2019 passa a integrar a equipe do IAS.

PAULA POLLINI

Políticas públicas y urbanismo

Arquiteta urbanista graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP, 2003), mestre em Planejamento e Gestão do Território (UFABC, 2016) e mestre em Urban Management pela Universidade Tecnológica de Berlim – Alemanha (2010).

Ler mais Fechar

Experiência na gestão de políticas públicas atuando por cinco anos como Assessora do Ministério Público de São Paulo nas áreas de Habitação e Urbanismo e sendo por seis anos chefe de divisão de Divisão de Planejamento Municipal da Prefeitura de São Bernardo do Campo.Atuação no terceiro setor junto ao Instituto Pólis, nas equipes de Urbanismo e da Escola da Cidadania do Instituto Pólis, colaborando nas pesquisas sobre o Estatuto da Cidade; Planos Diretores Municipais; implementação de instrumentos urbanísticos e temas ligados ao direito à cidade; e atuando na organização e desenvolvimento pedagógico de atividades formativas voltados para movimentos populares, profissionais e estudantes. Participou em 2009 de um projeto de extensão em Bangladesh (parceria da TU Berlin com a GTZ).

Coordinación Ejecutiva

Marussia Whately
Directora Ejecutiva

Eduardo Caetano
Coordinador ejecutivo

Moisés Pangoni
Coordinador Administrativo y Financiero

Consejo Deliberante

Beatriz Bracher
Presidente

Mariana Moreau
Vice president

Gisela Moreau

José Marcelo Zacchi

Founding Associates

Beatriz Bracher

Mariana Moreau

Gisela Moreau

Marussia Whately

Rafael Poço

Tomaz Kipnis

Consejo Fiscal

Fábio Massami Endo

José Carlos dos Santos