Dia Internacional dos Direitos Humanos: água e saneamento são direitos negados a bilhões

Na data que convida à reflexão sobre a importância da justiça social, o IAS lembra que acesso a água e saneamento básico é direito humano reconhecido pela ONU

Publicado en 10 Dic 2023

Escrito por Por el equipo IAS

Tags:

Criança perto de esgoto no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro / Crédito: Fernando Frazão - Agência Brasil
Criança perto de esgoto no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro / Crédito: Fernando Frazão - Agência Brasil

Neste 10/12, é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. É uma data importante para refletir sobre a luta e a importância da justiça social no Brasil e no mundo.

O IAS lembra que o acesso à água e ao saneamento básico é um direito humano fundamental, reconhecido pela ONU como “condição essencial para o gozo pleno da vida e dos demais direitos humanos”, segundo resolução de 2010. 

“Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”é o que diz o ODS 6, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU em 2015 para serem cumpridos por todos os países até 2030.

Apesar disso, quase metade da população mundial está privada ou têm acesso limitado a esses direitos.

De acordo com dados da ONU, cerca de três bilhões de pessoas ingerem água de qualidade duvidosa, devido a falta de controle desse recurso. 

Ao mesmo tempo, 733 milhões de pessoas, cerca de um décimo da população global, vivem em países com níveis altos e críticos de estresse hídrico

Também quase metade da população mundial – 3,6 mil milhões de pessoas – não dispõe de saneamento gerido de forma segura.

Leia Mais