World Water Week 2023 debate inovação para gestão da água

Promovida desde 1991, a World Water Week parte do pressuposto de que os principais desafios da humanidade, que vão desde a pobreza até as mudanças climáticas, estão intimamente ligados à questão da água.

Publicado en 16 Ago 2023

Escrito por Por el equipo IAS

Tags:

wwweek2023

O IAS está de olho na programação da World Water Week 2023, que acontece entre os dias 20 e 24 de agosto. Desta vez, a Semana Mundial da Água, realizada anualmente em Estocolmo, na Suécia, tem como foco a inovação e a busca por novas soluções e sistemas de governança para a gestão da água diante dos desafios da crise hídrica e da ameaça de escassez.

Não perca: A programação online será gratuita e possibilitará a interação por chat com palestrantes e debatedores. Para ter acesso às principais mesas e discussões, basta fazer a inscrição no site.

Na edição de 2023, a World Water Week também quer impulsionar os esforços para o cumprimento dos cerca de 700 compromissos assumidos durante a Conferência sobre a Água da ONU, realizada em março, em Nova York.

Promovida, desde 1991, pelo Stockholm International Water Institute (SIWI), a World Water Week parte do pressuposto de que os principais desafios da humanidade, que vão desde a pobreza até as mudanças climáticas, estão intimamente ligados à questão da água. Por isso a importância de reunir pesquisadores, gestores públicos, empreendedores, movimentos sociais e ativistas em torno de reflexões aprofundadas sobre o assunto. 

O foco em inovação da edição deste ano acompanha a urgência das discussões sobre universalização do saneamento, conforme previsto no ODS 6, o Objetivo depara o Desenvolvimento Sustentável focado em assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todas as pessoas. A World Water Week entende que a criação de soluções inovadoras pode melhorar a equidade do acesso, eficiência, custo, qualidade e alcance dos serviços de acesso à água, além de promover a inclusão de minorias e grupos vulneráveis em todo o mundo.  

Evento vai ouvir especialistas indígenas sobre gestão da água

A programação da World Water Week é extensa e abarca diferentes propostas e abordagens sobre inovação na gestão da água e na promoção da segurança hídrica.

Uma parte do evento será dedicada a ouvir especialistas indígenas sobre o conhecimento dos povos originários acerca do manejo da água. A ideia é promover uma integração entre diversos pontos de vista na busca por soluções inovadoras que contribuam para o combate às mudanças climáticas. 

Há séculos, os povos indígenas desenvolveram estratégias de mitigação e adaptação para o manejo dos recursos naturais e, agora, estão dispostos a compartilhar parte desse conhecimento ancestral com os participantes da World Water Week.  Representantes de povos indígenas da África, Ásia, Austrália, América do Norte e Pacífico estarão presentes em uma série de mesas voltadas para promover esta troca de conhecimento. 

Mesas vão tratar de temas como Data Analytics, WASH e aproveitamento da chuva

O uso de big data, imagens de satélite e mídia social para redução do risco de desastres relacionados à água será tema da primeira plenária do domingo, dia 20, que trata sobre Data Analytics e terá transmissão online. 

Ainda no domingo, haverá uma mesa para tratar sobre as práticas de manejo do solo e irrigação suplementar para aproveitamento máximo da chuva. A gestão integrada de recursos hídricos que aproximou consumidores, prestadores de serviço e entidades governamentais no Quênia e a promoção de uma experiência imersiva em um programa inovador de WASH na América Latina são outras atrações do primeiro dia. 

O evento também tem uma parte de sua programação dedicada a apresentar pesquisas e estudos científicos sobre a água. Neste ano, a SIWI Seminar Series vai reunir estudiosos de diferentes partes do mundo para analisar a gestão da água a partir de temáticas como geopolítica, digitalização, governança e finanças. 

Para acessar e acompanhar a programação online da World Water Week, basta fazer a inscrição no site.