Participação feminina é destaque na Conferência sobre a Água

Publicado en 28 Mar 2023

Escrito por Por el equipo IAS

Tags:

IAS-01-Mulheres-horizontal

Um dos destaques da Conferência sobre a Água da ONU, entre 22 e 24 de março, na sede das Nações Unidas em Nova York, foi o reconhecimento da importância do papel das mulheres na gestão das águas e como são as mais impactadas por problemas de falta abastecimento e saneamento. Um dos eventos nesse sentido, foi o side eventAcelerando a inclusão das mulheres no manejo das águas”, promovido pelo Banco de Desenvolvimento Asiático em parceria com diversas agências e organizações internacionais.

Acompanhado pela responsável por Redes e Parcerias do Instituto Água e Saneamento (IAS), Mariana Clauzet, o encontro tratou de melhores práticas para dar escala às iniciativas de inclusão das mulheres e abordou o maior impacto da ausência de água na saúde menstrual de mulheres e meninas, as quais também passam por situações de perigo quando vão buscar água: são elas as responsáveis pela coleta de água em oito a cada dez domicílios sem água no local no mundo.

Uma das ferramentas apresentadas foi a Plataforma de Talentos Mulheres pelas Águas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) do Brasil. O evento ainda discutiu como promover a liderança das mulheres no setor de saneamento básico.