Dia Mundial do Banheiro: uma oportunidade para falar sobre saneamento

Celebrada em 19 de novembro, a data foi criada para dar visibilidade às carências e problemas relacionados à falta de acesso ao saneamento básico. Esse dia é promovido globalmente pela UN-Water, mecanismo interagências das Nações Unidas que coordena os esforços nas questões de água e saneamento.

Publicado en 15 Nov 2023

Escrito por Por el equipo IAS

Tags:

NEWSLETTER-HEADER

O mote deste ano é “Acelerando a Mudança”. Faltam seis anos para 2030, ano estabelecido como prazo para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) acordados por todos os países-membros da ONU. O ODS 6 prevê acesso a água e saneamento para todos. Boa parte dos países, incluindo o Brasil, está longe de atingir esse objetivo.

O IAS promove a data no Brasil desde 2020. Para sua quarta edição no país, programamos diversas ações e conteúdos ligados ao DMB. 

O problema do saneamento em dados 

Para o site do Dia Mundial do Banheiro de 2023, o IAS preparou uma seção especial com dados que revelam diferentes aspectos do déficit de saneamento no Brasil. São números que revelam impactos em áreas como a qualidade de vida das crianças, no meio ambiente e na saúde pública.

Acesse aqui para navegar pelos dados

Ciclo de debates

A 4a. edição do ciclo de debates organizado pelo Instituto Água e Saneamento reunirá atores e organizações em um esforço de dar visibilidade ao grande déficit de esgotamento sanitário no país e qualificar o debate sobre o tema, reforçando sua transversalidade e disseminando soluções. As conversas incluem temas como tecnologia, esgotamento nas periferias, mudanças climáticas e banheiros públicos.

Veja aqui a programação completa

Intervenções do “artivista” Mundano

Intervenção realizada pelo artista Mundano, parte da exposição Resíduos Mundanos

O IAS também apoia e participa da exposição “Resíduos Mundanos”, do “artivista” Mundano, conhecido por seu trabalho que envolve lixo e reciclagem, incluindo o projeto Pimp My Carroça. Com estreia marcada para 14 de novembro na Galeria Parede Viva, a exposição terá intervenções ligadas ao DMB nos banheiros. O artista também realizará intervenções pela cidade de São Paulo com tampas de privada decoradas, chamando a atenção para o tema por meio de parte do objeto que simboliza a data. Cada tampa terá um QR Code por meio do qual o público será levado ao site mencionado acima, com os dados sobre saneamento básico.

Vamos falar sobre o Dia Mundial do Banheiro!

Espalhe a informação, crie sua comunicação e nos ajude a trazer o tema do saneamento para um público amplo. Separamos alguns recursos alinhados com a campanha internacional da UN-Water.

Acompanhe as redes sociais do IAS para saber mais e acompanhar estes e outros conteúdos que preparamos para o Dia Mundial do Banheiro. Compartilhe!

IAS Instagram

IAS Twitter

IAS Linkedin

#DiaMundialdoBanheiro #AcelerandoaMudança

#WorldToiletDay #AcceleratingChange #ODS6