Resultado da mobilização para a consulta pública sobre a agenda regulatória da ANA
29 Oct 2020

No último domingo, dia 25 de outubro de 2020, encerrou-se a consulta pública da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre as novas normas de referência para a regulação do saneamento, com importante contribuição da sociedade civil para inclusão de medidas de segurança, emergência e contingência na pauta de normas a serem reguladas nos próximos dois anos.
Previamente à consulta pública, a ANA produziu Nota Técnica e realizou processo de escuta junto a agências reguladoras e associações de prestadores de serviços municipais, estaduais e privados, entre outros. Nesse processo foram definidas as prioridades de normas de referência a serem regulamentadas nos próximos dois anos, objeto da consulta pública.
A despeito da crise sanitária decorrente da pandemia de Covid 19 e da potencial escassez hídrica no futuro próximo em função do cenário atual de queimadas e secas em diferentes partes do País, medidas de segurança hídrica não foram priorizadas na agenda de curto prazo (2020 a 2022).
Preocupados com esta lacuna, o IAS e parceiros – Instituto Democracia e Sustentabilidade, The Nature Conservancy e Observatório da Governança das Águas (OGA) – realizaram mobilização de suas redes para adesão coletiva de uma mesma proposta: “incluir medidas de segurança, emergência e contingência, inclusive racionamento, na pauta de normas a serem reguladas entre segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021.”
A consulta pública recebeu 154 contribuições de 47 atores diferentes. Sendo 21 propostas para inclusão de medidas de segurança hídrica citadas acima, que correspondem a 13% do total, feitas por 18 atores, ou 38% do total de participantes da consulta pública, listados abaixo.
- Ame o Tucunduba (Belém/PA);
- Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN;
- Consórcio Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ;
- Federação Nacional dos Urbanitários – FNU;
- Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza;
- Instituto 5 Elementos;
- Instituto Água e Saneamento – IAS;
- Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS;
- Instituto de Energia e Ambiente – IEE/USP (2 propostas);
- Instituto Federal Fluminense – IFF;
- Instituto Trata Brasil – ITB;
- Observatório da Governança das Águas – OGA (2 propostas);
- Representante da Câmara Municipal de Ribeirão Preto;
- Representante da Assembleia Legislativa de São Paulo;
- The Nature Conservancy (2 propostas);
- Universidade Federal do ABC – UFABC (2 propostas);
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ;
- Universidade Federal do Pará – UFPA.
Learn more
Em julho de 2020 foi aprovado o “novo marco regulatório do saneamento”, lei 14.026/2020, que altera a lei nacional de diretrizes para o saneamento e seis outras leis. Apesar dos vetos ainda não terem sido apreciados pelo Senado, o processo de regulamentação da lei está em curso. Em agosto foi criado o Comitê Interministerial de Saneamento Básico e a Agência Nacional de Águas e Saneamento – ANA deu início a processo para construir agenda regulatória.
Seguindo as novas atribuições criadas pela lei 14.026, a ANA é responsável pela definição de normas de referência para regulação dos serviços de saneamento (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos). A ANA elaborou Nota Técnica sobre as normas de referência e em agosto realizou processo de escuta com as agências reguladoras e associações de prestadores de serviços municipais, estaduais e privados, entre outros. Nesse processo foram definidas as prioridades de normas de referência a serem regulamentadas nos próximos dois anos. No início de setembro a ANA deu início ao processo de consulta pública. A nota técnica, descrição do processo e as contribuições podem ser acessadas no site da ANA.
Share
Topics
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Related News
Initiatives
Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation
Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

World Toilet Day
Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Water and Sanitation Forum
This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.