News Favelas 20: moradores debatem questões do saneamento em parceria com G20

Favelas 20: moradores debatem questões do saneamento em parceria com G20

25 Jul 2024

Criada para apresentar demandas para o G20 Social, fórum destaca acesso precário à água e saneamento como problema histórico das comunidades

25 Jul 2024

Símbolo do evento G20 Brasil 2024, no Galpão Ação da Cidadania, onde acontecem os encontros da Reunião Ministerial de Desenvolvimento. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Símbolo do evento G20 Brasil 2024, no Galpão Ação da Cidadania, onde acontecem os encontros da Reunião Ministerial de Desenvolvimento. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O G20 Brasil realizou uma parceria com a iniciativa Favelas 20 (F20) para divulgar conteúdo produzido por comunidades e periferias sobre temas como mudanças climáticas, acesso a saneamento básico e combate às desigualdades. O Favelas 20 é um fórum de debates que tem o propósito de apresentar demandas para o G20 Social.

O Brasil ocupa atualmente a presidência do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. A reunião de cúpula do grupo está marcada para 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. 

Desde o início de julho, o site G20 Brasil conta com um espaço de notícias dedicado a notícias e artigos criados por moradores de favelas e áreas periféricas. Segundo o Favelas 20, “as matérias serão produzidas dentro das favelas, a partir da realidade e olhar de quem vivencia o território em seu cotidiano”. 

“O objetivo do F20 é fazer a população da favela participar da tomada de decisão. A gente quer incluir muito mais a favela nos debates locais, regionais e especialmente globais a partir do que acontece dentro dela. Vamos levar a favela para as discussões globais”, aponta Gabriela Santos, diretora executiva do Voz das Comunidades. 

 O F20 é dividido em cinco grupos de trabalho (GTs):

1. Combate às Desigualdades, Pobreza, Fome e Promoção da Saúde Mental. 

2. Acesso à Água Potável, Saneamento Básico e Higiene Pessoal. 

3. Combate à Crise Climática e Promoção da Transição Energética Justa. 

4. Combate ao risco de desastres naturais. 

5. Transformação, Inclusão Digital e cultural. 

O evento de lançamento do F20, em 8 de julho, contou com um painel sobre os “Desafios enfrentados pelas favelas no acesso à água, saneamento e higiene”. Na ocasião, Rayane Pereira, da Ação Cidadania e moradora da Baixada Fluminense, destacou as deficiências de municípios da região, como Belford Roxo, que tem apenas 0,3% de cobertura de saneamento básico.

Já a geógrafa Rejane Ferreira tratou de problemas históricos enfrentados pelas favelas, que são piores em áreas de morro. Ela lembrou que a falta de sistemas adequados de esgotamento sanitário contribui para contaminar águas pluviais que chegam aos rios.

No Brasil, 3% da área urbana total está em regiões de risco; nas favelas esse percentual vai para 18%. A cada 100 hectares de favela que cresceu no país entre 1985 e 2022, 16,5 foram em áreas de risco, de acordo com dados do MapBiomas. 

O fortalecimento dos serviços de água potável, saneamento e higiene (resumidos na sigla WASH) também foi destacado em um Chamado à Ação da Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20, realizada entre 22 e 23 de janeiro no Rio de Janeiro. 

Learn more

Sociedade civil teve forte atuação em encontro de ministros da América Latina e Caribe, destaca SWA

Governo sanciona tarifa social de água e esgoto para famílias de baixa renda

Share

Topics

Newsletter do IAS

Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS

Initiatives

Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation

Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

Learn more

World Toilet Day

Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Learn more

Water and Sanitation Forum

This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.

Learn more