Mobilização para que ANA priorize diretrizes para setor de saneamento em eventos climáticos extremos
17 May 2024
Consulta online vai até 22 de maio: agência tem atribuição de elaborar normas de referência para o setor de saneamento
17 May 2024
A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) abriu um processo de tomada de subsídios sobre temas prioritários para sua agenda regulatória. A consulta vai até dia 22 de maio, às 18 horas.
O saneamento básico é dos assuntos a serem tratados pela ANA, que tem atribuição de elaborar normas de referência para o setor:
- As normas se aplicam aos quatro componentes do saneamento básico: água, esgoto, drenagem e resíduos.
- E podem orientar a atuação dos diversos atores do saneamento: prefeituras, governos estaduais, agências reguladoras e prestadores de serviços.
A calamidade que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias mostrou como a falta de preparo em relação a aspectos do saneamento básico contribui para piorar uma situação que já é devastadora, incluindo:
- Colapso dos sistemas de drenagem;
- Interrupção do serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos em centenas de municípios;
- Dificuldade de retomada dos serviços pela perda de infraestrutura e qualidade da água;
- Falta de água potável nos abrigos;
Faltam diretrizes que auxiliem os diferentes atores do setor a enfrentar essas situações.
Por meio de normas de referência, cabe à ANA elaborar diretrizes de emergência e contingência para orientar os diferentes atores do setor no enfrentamento de eventos climáticos extremos.
O IAS entende que esta pode ser uma excelente oportunidade para que o setor de saneamento básico fique mais preparado para lidar com situações de contingência e emergência decorrentes de eventos climáticos extremos.
Como participar
1 – Acesse o formulário da ANA neste link

2 – Na segunda página, preencha os dados de identificação

3 – Na página seguinte, é o momento de registrar sua contribuição

Cada participante poderá incluir até 5 contribuições por vez (ao final de cada contribuição aparecerá a pergunta se quer contribuir com mais uma).
Nossa sugestão de texto para uma das contribuições.
Questão 5: Qual problema regulatório você acha importante que a ANA analise nos próximos 2 anos (2025-2026)?
Resposta sugerida: O aumento de eventos climáticos extremos, em intensidade e frequência, traz impactos nos quatro componentes do saneamento (abastecimento de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem) e faltam diretrizes que auxiliem os diferentes atores do setor a enfrentarem essas situações.
Questão 6: Na sua opinião, esse problema regulatório está relacionado com qual dos assuntos abaixo?
Resposta sugerida:: Saneamento básico
Questão 7: Por que você considera esse problema regulatório importante?
Resposta sugerida: A calamidade que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias nos mostrou como a falta de preparo em relação a aspectos do saneamento básico contribui para piorar uma situação que já é devastadora. A ausência de diretrizes nacionais que auxiliem os diferentes atores do saneamento básico a lidarem com eventos climáticos extremos, contribui para piorar ainda mais a situação.
Cabe à ANA elaborar diretrizes de emergência e contingência para orientar os diferentes atores do setor no enfrentamento de eventos climáticos extremos. O tema é relevante e faz parte do conjunto de normas de referências do saneamento básico definidas pela lei 14.026/2020: “Medidas de segurança, emergência e contingência, inclusive racionamento” para o setor de saneamento básico (previsto na Lei federal 11.445/07 art. 23 inciso XI).
As orientações presentes em uma norma de referência irão contribuir para que o saneamento seja mais resiliente aos impactos dos eventos extremos.
Certamente, será uma importante contribuição da ANA para o enfrentamento de emergências climáticas, pois traz toda a expertise da agência (atribuições, corpo técnico e experiência em gestão de crises) para apoiar a atuação do conjunto de atores do saneamento básico (titulares, prestadores de serviços, agência reguladora, usuários).
Questão 8: Para solucionar esse problema regulatório, seria necessário a revisão ou alteração de alguma norma específica da ANA?
Resposta sugerida: Não.
Share
Topics
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Related News
Initiatives
Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation
Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

World Toilet Day
Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Water and Sanitation Forum
This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.