“5 Anos da Mudança no Marco Legal do Saneamento Básico: Perspectivas da Universalização?" acontece no dia 2 de julho em formato virtual
18 Jun 2025

Os cinco anos da mudança do Marco Legal em 2020, com a aprovação da lei 14.026, convidam a reflexões e discussões sobre seus desdobramentos nos territórios, políticas públicas e investimentos privados, olhando para as perspectivas de cumprimento das metas de universalização do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário.
De lá para cá, o setor vem passando por mudanças significativas e o país passou a contar com novos arranjos territoriais e institucionais de gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Este é o objetivo do seminário “5 Anos da Mudança no Marco Legal do Saneamento Básico: Perspectivas da Universalização?”, parceria do Instituto Água e Saneamento (IAS) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O evento é online e acontecerá em 2 de julho, entre 9h00 e 17h30. A inscrição é gratuita e dá direito a um certificado de participação. Clique aqui para participar.
Haverá uma mesa de abertura e quatro mesas com pesquisadores e especialistas do setor para debater constatações e desafios para a universalização do acesso à água e esgotamento sanitário, um olhar sobre a política e os instrumentos da política nacional de saneamento básico, os novos arranjos regionais e de prestação dos serviços públicos e a perspectiva de aproximação da agenda de saneamento básico com a agenda climática.
ABERTURA
Aristides Monteiro Neto (Diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea) Representante da SNSA (Secretaria Nacional Saneamento do Ministério das Cidades) Marussia Whately (Diretora Executiva do Instituto Água e Saneamento – IAS)
Cláudia Lins (Gerente de Sustentabilidade e Resiliência da Confederação Nacional de Municípios – CNM)
9h00 – 9h30
MESA 1
Aquecendo o debate: Balanço dos 5 anos do Marco Legal – Pesquisas IAS e Ipea
- Marussia Whately (Diretora Executiva do Instituto Água e Saneamento – IAS)
Gesmar Rosa dos Santos (Técnico de planejamento e pesquisa do Ipea) - 9h40 – 10h20
MESA 2
A Política Nacional de Saneamento Básico
Um balanço sobre o que a Lei 14.026/2020 se propôs a mudar e o que vem acontecendo; como os instrumentos da política federal estão sendo implementados (de planejamento, monitoramento das metas, sistema de informação) e como está a coordenação dos esforços federais e de investimentos públicos.
- Ernani Ciríaco (Vice-presidente da Abes-DF, Especialista em Saneamento)
- Adauto Santos do Espírito Santos (Engenheiro Especialista em Saneamento)
- Cláudia Lins (Gerente de Sustentabilidade e Resiliência da Confederação Nacional de Municípios – CNM)
- Ana Lúcia Britto (Professora associada do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, pesquisadora do Observatório das Metrópoles e integrante do Ondas)
- Mediação: Gesmar Rosa dos Santos (Técnico de planejamento e pesquisa do Ipea)
10h30 – 12h30
MESA 3
Titularidade, Regionalização e Concessões no Saneamento
A legislação mirou na regionalização da prestação dos serviços de água e esgoto, mas acabou criando a titularidade compartilhada (entre estado e municípios) e assim novas instâncias de governança regional estão sendo criadas. A mesa se propõe a debater as movimentações de regionalização nos estados, as novas concessões e PPPs e privatizações e os desafios para a universalização.
- Paula Pollini (Coordenadora de Articulação e Incidência do Instituto Água e Saneamento)
- Patrícia Areal (Coordenadora-Geral do Marco Legal do Saneamento do Ministério das Cidades)
- Luciana Capanema (Chefe do Departamento de Estruturação de Soluções de Saneamento do BNDES)
- Luiz Alberto Cavalcante Rocha (Prof. Associado à Faculdade de Direito/UFPA. Membro do Ondas)
- Mediação: Alesi Teixeira Mendes (Pesquisador do Ipea)
14h – 16h
MESA 4
Saneamento e Adaptação frente às mudanças do clima
O saneamento básico é um elemento transversal e estratégico na agenda de adaptação climática. Os esforços para a universalização do saneamento precisa estar alinhado e integrado a medidas de adaptação. A mesa abordará o tema trazendo um panorama do debate internacional sobre o conceito de saneamento resiliente às mudanças climáticas e da centralidade da água na construção de metas e indicadores globais de Adaptação Climática, debates que estarão presentes na COP 30, também trará o contexto nacional de elaboração do Plano Clima Adaptação e a temática em recortes regionais, olhando para o Rio Grande do Sul e para a região Amazônica.
- Jose Gesti (Senior Adviser on Climate Action at Sanitation and Water for All- SWA)
- Marussia Whately (Diretora Executiva do Instituto Água e Saneamento – IAS)
- Fernando Magalhães (professor e pesquisador no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- Mandi (nome à confirmar)
- Observatório do Clima (nome à confirmar)
16h – 17h30
Learn more
Share
Topics
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Related News
Initiatives
Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation
Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

World Toilet Day
Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Water and Sanitation Forum
This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.