Novo sistema do governo federal entra no lugar do SNIS e conta com sete módulos, incluindo regulação e saneamento rural
18 Jun 2024

O novo Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) foi lançado pelo governo federal em 12 de junho. Seu propósito é reunir informações detalhadas sobre diversos aspectos do saneamento básico dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
O Sinisa entra no lugar do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), que coletou e disponibilizou ao público informações sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário desde 1995, manejo de resíduos sólidos urbanos desde 2002 e drenagem e manejo de águas pluviais das cidades desde 2015. O último relatório do SNIS saiu em dezembro de 2023, com dados consolidados referentes ao ano de 2022.
O IAS utiliza regularmente dados do SNIS em publicações suas, assim como na ferramenta Municípios e Saneamento, que traz dados sobre saneamento básico de todos os municípios do país.
Diferentemente do SNIS, o Sinisa conta com sete módulos sobre saneamento básico dos municípios, sendo eles:
- Abastecimento de Água;
- Esgotamento Sanitário:
- Manejo de Resíduos Sólidos;
- Drenagem e Manejo das Águas Pluviais;
- Gestão Municipal:
- Regulação;
- Saneamento Rural.
Em 2024, os módulos de Regulação e Saneamento Rural ainda estão sendo concebidos, portanto apenas dados dos demais módulos devem ser enviados neste ano pelos municípios.
Exigência do Marco Legal
A mudança do sistema se deu para atender ao que foi estabelecido pela Lei de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), atualizada pela Lei nº 14.026/2020, conhecida como revisão do Marco Legal do Saneamento.
O Sinisa é gerido pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, subordinada ao Ministério das Cidades. De acordo com a secretaria, o novo sistema traz “uma série de inovações tecnológicas, com mecanismos de checagem e aferição das informações prestadas, visando assegurar a qualidade e confiabilidade dos dados prestados”.
Assim como o SNIS, os dados do Sinisa são fornecidos pelos prestadores dos serviços públicos e pelas prefeituras municipais. A novidade é que o sistema lançado agora também receberá dados de entidades reguladoras.
A coleta de dados do SINISA 2024, com ano de referência 2023, foi iniciada no dia 6 de junho. O desafio agora é fazer com que as informações cheguem dos respectivos agentes. O acesso ao sistema de coleta se dá por meio deste link.
Share
Topics
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Related News
Initiatives
Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation
Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

World Toilet Day
Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Water and Sanitation Forum
This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.