News COP30: Sem água, não há clima

COP30: Sem água, não há clima

10 Nov 2025

O IAS vai a Belém para debater e trocar sobre água, saneamento e adaptação

10 Nov 2025

Cerimônia de abertura da COP30, em Belém (Divulgação)
Cerimônia de abertura da COP30, em Belém (Divulgação)

A COP30, realizada em Belém, é significativa por diversos motivos. É a primeira das conferências sobre mudanças climáticas promovidas pela ONU a ser realizada no Brasil. É a primeira COP realizada em um país democrático desde 2021, sendo ainda o encontro que também marca os dez anos da assinatura do Acordo de Paris.

Por estar localizada em Belém, maior cidade da Amazônia, a COP30 se apresenta também como oportunidade para que o mundo olhe de perto para a floresta, para os conhecimentos dos povos originários e para a proteção das águas, compreendendo assim o papel essencial da região na questão climática. 

Pela primeira vez, o IAS enviará dois representantes para a COP com o objetivo de trocar, debater e organizar mesas com os temas relacionados à água e saneamento e adaptação, em linha com nosso objetivo de alertar para a vulnerabilidade da área frente à crise climática e defender uma maior resiliência do setor diante dos desafios atuais. 

Em sua trajetória, o IAS conta com importantes participações na esfera internacional. Desde 2021, o instituto integra a rede Sanitation Water for All, que atua frente a governos, organizações mundiais e redes de alto nível. Em 2023, contribuiu para articular a presença do governo brasileiro na Conferência da Água, em Nova York. 

Em relação à COP, nos últimos anos a água vem adquirindo centralidade nos debates da conferência das partes sobre mudanças climáticas. Na COP28, em Dubai, a água foi escolhida como uma das áreas prioritárias, e na COP29, em Baku, foi publicada a Declaração Sobre Água para Ação Climática. 

Este ano, a água aparece como parte de um dos seis eixos temáticos da Agenda de Ação da COP30, que define prioridades práticas e linhas de colaboração global para acelerar a implementação do Acordo de Paris. No eixo “Construção de resiliência em cidades, infraestrutura e água”, a “gestão da água” aparece como um dos objetivos listados. 

A COP também abrigará o Pavilhão Água para o Clima, em que mais de 90 organizações pretendem debater soluções e aumentar a conscientização sobre segurança hídrica sob o prisma da adaptação climática. 

Existe uma tendência de olhar para COPs apenas como um super-evento onde as nações irão alcançar um grande acordo em relação ao problema das emissões. É uma visão incompleta sobre o que abrange a conferência. Para além desse aspecto, a COP é também um lugar para onde atuam uma imensa diversidade de participantes, entre governantes subnacionais, representantes do setor privado, financiadores, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Na COP30, o governo brasileiro tem enfatizado a importância de envolver diversos níveis de atores nas discussões e esforços com o objetivo de fornecer uma multiplicidade de saídas.

A água é central para o debate climático, pois está profundamente conectada ao clima. Secas, enchentes, mudanças no ciclo hídrico, poluição da água, perda de ecossistemas aquáticos, são todos impactos da mudança climática que tendem a se intensificar. É hora de avançar nas ações e a COP30 é a oportunidade para decidir como isso pode ser feito. 

Learn more

Share

IAS Newsletter

Subscribe to our newsletter to receive the latest news on sanitation and updates from IAS.

Initiatives

Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation

Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

Learn more

World Toilet Day

Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Learn more

Water and Sanitation Forum

This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.

Learn more