News Ondas lança publicação gratuita sobre Direitos Humanos à Água e ao Saneamento

Ondas lança publicação gratuita sobre Direitos Humanos à Água e ao Saneamento

09 Feb 2022

Capa-Livro-Noticias

E-book reúne trabalhos finais de participantes do curso promovido pela instituição sobre o tema. Dois deles foram escritos por integrantes do IAS

O Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas) disponibilizou para download em seu site o e-book “Perspectives on the Human Rights to Water and Sanitation”. A publicação reúne artigos escritos por participantes do curso com o mesmo tema, realizado em 2021. 

Dois dos textos foram escritos por integrantes do Instituto Água e Saneamento (IAS), o capítulo 4, “Panorama sobre as regionalizações estaduais para a gestão do saneamento básico na perspectiva dos direitos humanos à água e ao saneamento urbano”, de autoria de Paula Pollini, assessora em Políticas Públicas e Planejamento urbano e Arminda Jardim, assessora em Pesquisa e Relacionamento; e o capítulo 7, “Desafios da integração dos componentes dos DHAES no planejamento de sistemas de esgotamento sanitário para povos e comunidades tradicionais”, por Gisela Moreau, da Diretoria Executiva Colegiada e do Conselho Diretor, Mariana Clauzet, Redes e Parcerias, em conjunto com Anny Moura e Bernardo Castro, ambos integrantes da organização Saneamento Inclusivo.

O capítulo 4 apresenta um panorama sobre as regionalizações estaduais para a gestão do saneamento básico sob a ótica dos direitos humanos à água e ao saneamento e está dividido em duas partes. A primeira parte traz um panorama das regionalizações dos estados em todo o país após um ano de aprovação do novo Marco Legal (Lei 14.026/2020), apresentando um status das regionalizações, os modelos e critérios territoriais adotados, suas particularidades, e processos de elaboração das regionalizações. A segunda parte traz um resumo dos princípios e critérios dos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário, assim como uma leitura da presença e/ou ausência destes nas legislações federal e de alguns estados. O trabalho encerra apresentando alguns desafios a serem enfrentados nos próximos anos.

Já o capítulo 7 apresenta uma reflexão  sobre os desafios da implementação do esgotamento sanitário em territórios onde residem povos e comunidades tradicionais. Tais populações são reconhecidas por sua distinta e ancestral relação com a natureza e apresentam um modo de vida e de produção intimamente relacionado aos recursos naturais da biodiversidade, representando formas de existir e perceber o ambiente e os serviços básicos sob uma ótica distinta da sociedade urbano-industrial.

Por isso, elaboram os autores, o Estado e todos os demais atores influenciadores da cadeia do “esgoto”, não devem trazer soluções de saneamento básico concebidas e formuladas de forma alheia à comunidade. Uma das reflexões centrais é que implementar saneamento não somente é um direito humano, como também, se adaptado às realidades locais, versa sobre os prejuízos da perda da biodiversidade e a importância da conservação ambiental e do patrimônio sociocultural a ser transmitido às presentes e futuras gerações. Os autores se apoiaram nos princípios e conteúdos normativos dos Direitos Humanos para apresentar uma Matriz de recomendação para a integração dos DHAES nas etapas de esgotamento sanitário que evidencia a importância de incorporar a relação distinta com os recursos naturais que povos tradicionais têm e a peculiaridade de seu modo de vida, como critério dos sistemas de esgotamento sanitário que busca atendê-los, garantindo assim, entre outros, os princípios do direito humano à participação social,  não discriminação e igualdade e sustentabilidade.

Share

Newsletter do IAS

Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS

Initiatives

Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation

Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

Learn more

World Toilet Day

Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Learn more

Water and Sanitation Forum

This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.

Learn more