Especialistas e organizações da sociedade civil lançam VI Relatório Luz nesta quinta-feira (30)
29 Jun 2022

Relatório avalia o andamento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil e está em sua 6a edição. O Instituto Água e Saneamento (IAS) coordenou a avaliação sobre o ODS 6 – Água Potável e Saneamento. Das 8 metas, 2 estão ameaçadas e 6 em retrocesso
O VI Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Implementação da Agenda 2030 no Brasil será lançado no próximo dia 30, às 14h, durante audiência pública virtual da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Deputados. Para o evento foram convidadas autoridades dos três poderes, representantes das Nações Unidas, OAB, embaixadores/as e representantes de organizações da sociedade civil.
O Relatório Luz 2022 é o único documento hoje no país que acompanha o status de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e este ano foi produzido por 101 especialistas de 48 organizações que integram o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030.
O documento dá seguimento a uma série histórica que teve início em 2017 e apresenta um panorama geral das políticas sociais, ambientais e econômicas do Brasil, a partir de dados oficiais. Este ano será disponibilizada uma tabela comparativa, mostrando a evolução e a involução das metas analisadas.
“Os dados que apresentamos com a VI edição do RL são irrefutáveis. Eles indicam não apenas um país cada vez mais longe do desenvolvimento sustentável, como um Estado brasileiro que tem desmontado políticas, programas e orçamentos que eram essenciais para a garantia de direitos, sem que os demais poderes coloquem limites ao desmantelo em curso”, pontua Alessandra Nilo, co-facilitadora do GT Agenda 2030 e coordenadora geral da ONG Gestos.
O Instituto Água e Saneamento é a organização ponto focal e junto a outras organizações elaboraram o mapeamento dos avanços e retrocessos das metas do Capítulo do ODS 6 no Relatório Luz. O ODS 6 traz o objetivo de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todas as pessoas. A Responsável por Redes e Parcerias do Instituto Água e Saneamento, Mariana Clauzet, revela que das 8 metas do ODS 6, seis estão em retrocesso e duas ameaçadas.
“Hoje, 36 milhões e 600 mil brasileiros ainda não têm acesso ao serviço de abastecimento de água potável; o tratamento de esgoto não chega a quase metade (45%) da população do país e somente 50,8% do esgoto sanitário é tratado. As áreas precárias são mais afetadas pela falta do serviço ou distribuição inadequada e as recentes enchentes, traduzem a dificuldade de acesso aos serviços e escancaram a ausência de medidas de emergência e contingência; a gente constata o agravamento da pobreza sanitária e menstrual entre as mulheres”, afirma Clauzet.
Assista por meio do link: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2787/.
Share
Topics
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Related News
Initiatives
Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation
Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

World Toilet Day
Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Water and Sanitation Forum
This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.