Noticias Programa de Saneamento Indígena está em preparação, anuncia Ministério da Saúde

Programa de Saneamento Indígena está em preparação, anuncia Ministério da Saúde

11 Mar 2025

O objetivo do PNSI é reduzir a grande deficiência de atendimento de saneamento básico nos territórios onde se encontram populações indígenas

11 Mar 2025

Divulgação
Divulgação

Um Programa Nacional de Saneamento Indígena (PNSI) está em processo de elaboração, de acordo com o Ministério da Saúde. O objetivo do PNSI é reduzir a grande deficiência de atendimento de saneamento básico nos territórios onde se encontram populações indígenas.

A preparação do plano está sendo realizada pela Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) e pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI), em conjunto com outras instituições.

O PNSI se alinha às diretrizes do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) e do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). Para a construção do programa, foi realizado um diagnóstico da situação do saneamento nos territórios indígenas, que contou com 34 pesquisadores atuando nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis).

De acordo com o ministério, o programa vem sendo debatido em oficinas regionais realizadas dentro do Seminário Saúde Indígena: Um SasiSUS para o Bem-viver, que conta com a participação de lideranças, gestores dos Dseis e representantes de organizações do movimento indígena. 

“O acesso ao saneamento básico é um determinante fundamental para a saúde e dignidade das populações indígenas. O PNSI é um marco histórico porque está sendo construído com a participação ativa das comunidades, respeitando suas especificidades socioculturais e territoriais”, afirmou Weibe Tapeba, secretário da Sesai, no site do Ministério da Saúde.

Quase um terço dos indígenas brasileiros (29%, ou 470.250 pessoas) vivem sem nenhum dos serviços de saneamento: abastecimento de água, sistema de esgoto ou coleta de lixo adequados. Os dados são do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Quando se considera apenas o acesso a esgotamento sanitário, a taxa vai a 70% da população indígena. 

Em todos os recortes, a falta de acesso é consideravelmente pior quando se olha apenas para as populações que vivem nos territórios indígenas. 

Em nossa websérie Saneamento Tem Solução, mostramos duas iniciativas que buscam ampliar o acesso a esgotamento sanitário de populações indígenas na periferia da cidade de São Paulo. 

No bairro do Jaraguá, as organizações Biosaneamento e Teto construíram banheiros comunitários na aldeia guarani Tekoa Pindo Mirim. 

Já no extremo sul da capital, a empresa Sapiência Ambiental implementou soluções de saneamento em comunidades guarani da região. 

Saber más

Compartir

Temas

Newsletter do IAS

Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS

Iniciativas

Conozca las iniciativas del IAS que buscan
inspirar cambios en el sector de saneamiento

Municipios y Saneamiento

Acceda a los datos más recientes sobre el saneamiento en los municipios brasileños.

Saber más

Día Mundial del Retrete

Cada año promovemos acciones para concienciar sobre la importancia del acceso a baños e higiene adecuados.

Saber más

Foro Agua y Saneamiento

Es un espacio permanente de diálogo e intercambio de ideas entre diversos actores de la sociedad que, de alguna forma, se relacionan con el sector de saneamiento y sus temas transversales.

Saber más