News Reforma tributária pode impactar universalização, dizem entidades

Reforma tributária pode impactar universalização, dizem entidades

04 Nov 2024

Evento online do Fórum Água e Saneamento trouxe representantes da Aesbe e Abcon Sindcon para discutir efeitos de nova alíquota de imposto no setor

04 Nov 2024

Meta de universalização de 2033 pode ficar ainda mais distante (Carolina Gonçalves/Agência Brasil)
Meta de universalização de 2033 pode ficar ainda mais distante (Carolina Gonçalves/Agência Brasil)

O impacto da Reforma Tributária no setor de saneamento foi tema do primeiro bate-papo online promovido pelo Fórum Água e Saneamento, em 31 de outubro. 

O encontro teve como convidados Sérgio Gonçalves, secretário-executivo da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento Institucional) e Christianne Dias, diretora-executiva da Abcon/Sindcon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto). A conversa foi mediada por Paula Pollini, analista de políticas públicas do IAS. 

O setor vem se mobilizando contra o aumento da alíquota presente no texto da reforma, que poderia chegar a 28%, segundo estimativas das associações. Como argumento contra a alteração, representantes do meio pedem a equiparação do saneamento com o setor de saúde. As duas entidades divulgaram recentemente a Carta Manifesto Saneamento é Saúde.

“Saneamento é saúde, para mim isso é muito óbvio”, afirmou Gonçalves, da Aesbe, durante o bate-papo. Ele lembrou da ligação “intrínseca” entre as duas áreas, algo que também está expresso na Constituição federal. 

Já Dias, da Abcon Sindcon, reforçou em sua fala inicial que a equiparação entre os dois setores é uma unanimidade no meio. “É um pleito do setor público e do setor privado”, frisou. 

Juntas, Aesbe e Abcon Sindcon representam empresas de abastecimento de água presentes em mais de 4 mil municípios e que atendem mais de 136 milhões de pessoas.

De acordo com Dias, pelo texto atual o saneamento passaria a ser contribuinte dual do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), por meio da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Isso significaria uma alíquota em torno de 27% para o setor. 

“Nem estamos querendo reduzir os atuais 9,25% [imposto atual], que seria o certo para conseguir universalizar o saneamento [sem comprometer os investimentos]”, lembrou Gonçalves. 

O representante da Aesbe pontuou também que o ano de 2033, estabelecido pelo Marco Legal de 2020 como prazo para a quase universalização da água e esgoto no país, será também o ano em que a reforma entrará 100% em vigor, com todas as nuances e ajustes. Com isso, muitos investimentos na expansão do atendimento não poderão usufruir de abatimentos e créditos. Segundo Gonçalves, há estudos que apontam uma redução de até 10% no nível de investimento devido a essa situação. 

Caroline Hoss, sanitarista e consultora da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), especialista participante do encontro, aproveitou para trazer a perspectiva dos municípios de menor população, muitos dos quais têm deficiências ou ausência de acesso à água e saneamento. Segundo ela, se a proposta atual entrar em vigor “os munícipes vão pagar essa conta e ela será pesada, custosa, desde o começo”. 

Dando sequência, Dias, da Abcon Sindcon, afirmou que o aumento da arrecadação pode até parecer atraente para gestores públicos, mas que haverá uma contrapartida que é o incremento nos gastos com saúde pública. A representante citou um estudo da Go Associados que diz que se a universalização ocorrer até 2040, haverá uma economia em saúde pública de até R$ 25 bilhões. 

Assista abaixo à íntegra do bate-papo

Learn more

Share

Newsletter do IAS

Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS

Initiatives

Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation

Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

Learn more

World Toilet Day

Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Learn more

Water and Sanitation Forum

This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.

Learn more