
Um dos destaques da Conferência sobre a Água da ONU, entre 22 e 24 de março, na sede das Nações Unidas em Nova York, foi o reconhecimento da importância do papel das mulheres na gestão das águas e como são as mais impactadas por problemas de falta abastecimento e saneamento. Um dos eventos nesse sentido, foi o side event “Acelerando a inclusão das mulheres no manejo das águas”, promovido pelo Banco de Desenvolvimento Asiático em parceria com diversas agências e organizações internacionais.
Acompanhado pela responsável por Redes e Parcerias do Instituto Água e Saneamento (IAS), Mariana Clauzet, o encontro tratou de melhores práticas para dar escala às iniciativas de inclusão das mulheres e abordou o maior impacto da ausência de água na saúde menstrual de mulheres e meninas, as quais também passam por situações de perigo quando vão buscar água: são elas as responsáveis pela coleta de água em oito a cada dez domicílios sem água no local no mundo.
Uma das ferramentas apresentadas foi a Plataforma de Talentos Mulheres pelas Águas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) do Brasil. O evento ainda discutiu como promover a liderança das mulheres no setor de saneamento básico.
Share
Topics
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Related News
Initiatives
Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation
Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

World Toilet Day
Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Water and Sanitation Forum
This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.