News Mulheres pela nossa água: encontro reúne lideranças femininas na luta por água e saneamento

Mulheres pela nossa água: encontro reúne lideranças femininas na luta por água e saneamento

15 Mar 2023

Evento faz parte da programação da Conferência sobre a Água da ONU e conta com a participação do IAS

O IAS estará presente na Conferência sobre a Água da ONU, que acontece entre os dias 22 e 24 de março, em Nova York, na sede das Nações Unidas. Na programação de nossa participação, está um debate fundamental para quem defende a igualdade de gênero em espaços de decisão e quer conhecer iniciativas realizadas por mulheres sobre água, saneamento e mudanças climáticas: o evento paralelo (Side Event) “Women 4OUR WATER – dos países de língua portuguesa para o mundo”.

Organizado pela associação portuguesa Business as Nature em parceria com diversas organizações, entre elas, o IAS e a Sanitation and Water for All (SWA), aliança global vinculada à ONU da qual o IAS faz parte, o Women 4OUR WATER tem como objetivo divulgar iniciativas promovidas por mulheres de países de língua portuguesa que atuam como agentes de mudança e influenciadoras no âmbito da água e saneamento. Este evento específico  contribuirá também para o acesso ao conhecimento e intercâmbio de boas práticas e promoção de parcerias entre ações concretas desenvolvidas por e para mulheres.

O encontro ocorrerá na sexta-feira (24 de março), às 14h (15h no horário de Brasília), na sede da ONU, salão B. A diretora executiva do IAS, Marussia Whately, falará sobre água e clima, a relação entre saneamento e adaptação climática.

Entre as presenças confirmadas estão: a diretora executiva da Plataforma de ONGs de Cabo Verde, Dirce Varela, que falará sobre acesso à água potável e empoderamento econômico; a chefe de Inovação Sustentável da ADENE e membro do Conselho de Administração da Força-Tarefa de Energia Hídrica na EnR, Filipa Newton, que abordará o tema eficiência hídrica e a ligação água-energia na prática; a representante da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira, Telma Taurepamg, sobre a mulher e a conservação da água;  Laura Korculanin, da iniciativa Give a Shit, que abordará o artivismo para o engajamento de mulheres na água e na saúde; a presidente da Associação de Mulheres Pescadoras Marítimas de Angola, Elizeth Faustino, sobre a experiência de mulheres pescadoras que lideram o acesso e a gestão da água e do saneamento; e Daniela Bemfica, da International Water Association, que vai abordar a força de trabalho da mulher no setor da água.

As mulheres e meninas são o público mais vulnerável à falta de acesso à água potável e esgotamento sanitário em todo o mundo, afetando sua capacidade de estudar, trabalhar, gerar renda e dignidade, além de saúde e segurança.

Historicamente, cabe a elas o papel de cuidadoras: dos lares, das crianças, entre tantas outras tarefas, todas relacionadas a saneamento básico. E são elas também que, unidas, buscam soluções para problemas que afetam suas comunidades, sobretudo nas periferias dos centros urbanos e em áreas rurais brasileiras.

“Estou muito feliz por participar de um evento como esse, focado em mulheres de língua portuguesa. Com certeza, será repleto de aprendizados. Os espaços de poder e decisão ainda são ocupados majoritariamente por homens. Mudar essa realidade e garantir representatividade feminina é fundamental, em todo o mundo. Uma das formas de fortalecer isso é dar voz às mulheres que estão no front da luta pelos direitos humanos à água e ao saneamento e no enfrentamento das mudanças climáticas”, ressalta Marussia Whately. 

Sobre a Conferência

Milhares de lideranças de todo o mundo se reunirão para debater compromissos voluntários em torno do uso sustentável da água e seus impactos. Essa é a primeira Conferência da ONU sobre a Água em quase 50 anos – a última ocorreu em 1977 – e o evento mais importante sobre a água em uma geração. 

Entre os objetivos do encontro estão a conscientização sobre a crise global de água, o estabelecimento de ações conjuntas para alcançar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da Agenda 2030, de “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”, entre outros objetivos e metas relacionadas à água.

O cumprimento das Metas  do ODS 6 é fundamental para o alcance de outros Objetivos da Agenda 2030, em especial os relacionados à saúde e bem-estar (ODS 3), alimentação (ODS 2), igualdade de gênero (ODS 5), educação (ODS 4), indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9), combate à mudança global do clima (ODS 13), entre outros.

Share

Topics

Newsletter do IAS

Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS

Initiatives

Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation

Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

Learn more

World Toilet Day

Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Learn more

Water and Sanitation Forum

This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.

Learn more