
Resolução da ONU fortalece a luta socioambiental e impulsiona a cobrança por políticas públicas de conservação dos recursos naturais e bem-estar social
Com o objetivo de mitigar as ameaças mais urgentes ao futuro da humanidade, a degradação ambiental e a mudança climática, a Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o direito humano a um “meio ambiente limpo, saudável e sustentável”. Por isso, a ONU conclamou os 193 Estados-membros, incluindo o Brasil, a intensificarem os esforços para garantir que todos tenham acesso a esse direito.
Para o Instituto Água e Saneamento (IAS), o reconhecimento do direito humano a um meio ambiente limpo e saudável representa uma vitória. “A resolução vem fortalecer a luta socioambiental, impulsionar a cobrança por políticas públicas de conservação dos recursos naturais e bem-estar social”, destacou a responsável por Redes e Parcerias do IAS, Mariana Clauzet, que aponta, ainda, a importância da resolução para o enfrentamento das crises ambiental, social e econômica.
A ONU fala em “tripla crise planetária de mudança climática, perda de biodiversidade e poluição”. É consenso que superar esta crise depende tanto do cumprimento de políticas e direitos já existentes, quanto de políticas inovadoras de conservação dos bens comuns – como o ar que respiramos, a água, as florestas e os oceanos. Ao enfatizar que “o meio ambiente limpo, saudável e sustentável é um direito humano”, a resolução fortalece o chamado à conservação do meio ambiente como uma ação para superação da crise.
Vale lembrar o que diz a Constituição Federal de 1988, no capítulo VI sobre o meio ambiente. No Art. 225 está explícito que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
“Agora em 2022, a mensagem da ONU vem “relembrar” a todos os seus Estados-membros que sejam cumpridas as atribuições relacionadas à conservação do meio ambiente, tanto pelo poder público, quanto pelo setor privado e pela sociedade em geral”, ressalta Clauzet.
Assim, a resolução da ONU é mais uma importante ferramenta na luta pelos direitos no campo socioambiental, fortalecendo os movimentos de justiça ambiental, combate às mudanças do clima, de redução de desigualdades, de equidade de gênero e tantos outros movimentos urgentes para o desenvolvimento sustentável às presentes e futuras gerações.
Share
Topics
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Related News
Initiatives
Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation
Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

World Toilet Day
Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Water and Sanitation Forum
This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.