IAS promove debate sobre os rumos das regionalizações do saneamento nos estados
21 Sep 2022

Evento teve a participação de 15 palestrantes e mais de 460 inscritos, que tiveram acesso a dados inéditos sobre o andamento das regionalizações nos estados
O Instituto Água e Saneamento (IAS) realizou, na terça-feira (20) o encontro “As regionalizações do saneamento nos estados – perspectivas e desafios dois anos após a aprovação do Marco Legal”. O evento, que ocorreu de forma virtual e gratuita, reuniu 15 especialistas de diferentes áreas de atuação e contou com 465 inscrições.
Na ocasião, o IAS apresentou o estudo inédito sobre o andamento das regionalizações. De acordo com o levantamento, dos 17 estados com leis de regionalização aprovadas (15 deles há mais de um ano), apenas sete deram o passo seguinte, que é instituir uma instância de governança. Todos são da região Nordeste.
Clique aqui para acessar a apresentação do estudo
Mesas temáticas
Logo após a apresentação do estudo, teve início o ciclo de mesas temáticas com a presença de especialistas de diversos setores, com a proposta de apresentar diferentes olhares sobre o resultado das regionalizações até o momento. As gravações estão disponíveis no YouTube do IAS.
A primeira mesa, “Diferentes perspectivas sobre os modelos de regionalização em curso nos estados”, analisou o quadro das regionalizações no país, com foco nas diferentes estratégias adotadas e no avanço da regulamentação, estruturação de suas governanças e planejamento.
O debate foi mediado por Letícia Pimentel, pesquisadora Departamento de Ciência Política da USP; e participaram Cláudia Lins, da Confederação Nacional de Municípios (CNM); Percy Soares Neto, da Associação Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON/SINDCON); Sérgio Antônio Gonçalves, da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE) e Wladimir Ribeiro, da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados
A segunda mesa, “Os novos arranjos regionais de saneamento: oportunidades e desafios para garantir a universalização de fato”, abordou os desafios de governança frente aos novos arranjos regionais para a garantir que a universalização seja de fato inclusiva e promova acessibilidade física e financeira, de qualidade e suficiente dos serviços de saneamento.
Estiveram presentes Edson Aparecido da Silva, do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS); Izabela Santos, do Instituto de Referência Negra Peregum; Luana Pretto, do Instituto Trata Brasil, e Raquel Rolnik, do LabCidade / USP. Marussia Whately, Diretora Executiva do Instituto Água e Saneamento (IAS) mediou a conversa.
A terceira mesa “Experiências práticas de regionalização nos estados – alguns casos” apresentou relatos de casos reais de regionalização nos estados, com a participação de Abelardo Oliveira, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa); Paula Pollini, do IAS; Paulo Henrique Lustosa, da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Sebastian Butto, da Siglasul; e mediação de Karla Bertocco, conselheira do IAS.
Ao longo de todo o evento o chat de participantes se manteve aquecido com debates valiosos e complementares às mesas. Em breve, a gravação das mesas estará disponível no YouTube do IAS.
Monitoramento contínuo
O IAS acompanha o Marco Legal do Saneamento desde antes de sua aprovação. Nos últimos dois anos, o Instituto tem se dedicado a monitorar os avanços e gargalos da implementação da lei. Esse trabalho está disponível no Sanitation Legal Framework Observatory e nas publicações Saneamento 2020 e Saneamento 2021.
Share
Topics
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Related News
Initiatives
Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation
Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

World Toilet Day
Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Water and Sanitation Forum
This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.