
Para nós, do IAS, é momento de refletir e debater sobre as diversas desigualdades que atravessam as mulheres, inclusive em relação ao acesso à água e saneamento básico. Uma em cada sete brasileiras não tem água encanada em casa, uma em cada quatro não dispõe de sistema de coleta de esgoto e 1,6 milhão sequer têm banheiro em suas residências*.
A falta de acesso a serviços de água e esgotamento sanitário, além de ser uma violação de direitos humanos, impacta o acesso a outros direitos, como alimentação, educação, moradia adequada, segurança e saúde. A essas violações, somam-se o racismo ambiental e os efeitos das mudanças climáticas, que atingem mais fortemente pessoas em situação de vulnerabilidade, como ocorreu entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano em diversas regiões do país.
As mulheres negras, periféricas, empobrecidas, indígenas, quilombolas e de outras comunidades tradicionais são as mais afetadas pelo problema crônico da falta de saneamento básico e que pode se tornar um problema agudo diante do atual contexto de emergência climática. Historicamente colocadas no papel de cuidadoras, são as mulheres que preparam o alimento, dão banho aos filhos, limpam a casa. Logo, quando a mulher tem seus direitos à água e ao saneamento garantidos, toda a comunidade é beneficiada!
E, mesmo acumulando duplas, às vezes triplas jornadas, elas se unem à luta por melhorias na infraestrutura de seus territórios. Por isso, é urgente a construção de políticas públicas pela garantia do acesso das mulheres, especialmente as que chefiam lares, e de suas crianças a serviços de qualidade de água e esgotamento sanitário.
*Fonte: estudo Mulheres e Saneamento (2018)
Share
Topics
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Related News
Initiatives
Discover IAS initiatives that aim
to inspire change in the sanitation sector

Municipalities and Sanitation
Access the latest data on sanitation in Brazilian municipalities.

World Toilet Day
Every year, we promote actions to raise awareness about the importance of access to proper toilets and hygiene.

Water and Sanitation Forum
This is a permanent space for dialogue and idea exchange among various social actors connected to the sanitation sector and its cross-cutting themes.