Sustainable Sanitation Alliance (SusAnA Latinoamerica) foi lançada em São Paulo, em novembro de 2019, no Instituto Água e Saneamento (IAS)

Publicado em 09 abr 2020

Escrito por Equipe IAS

Tags:

imagem mostra material de divulgação do evento de lançamento do "capítulo" da América Latina da Sustainable Sanitation Alliance lança

Criada em 2007, a Sustainable Sanitation Alliance é uma rede informal de pessoas e organizações dedicadas à discussão do tema de saneamento. Fortalecendo uma plataforma de coordenação e trabalho coletivo orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a rede se constitui um ator importante para o impulsionamento de soluções para o setor. Atualmente, o secretariado é executado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em Eschborn, Alemanha.

Ao final do ano passado, no âmbito do World Toilet Summit, realizado em São Paulo, SusAnA e IAS e construíram duas atividades conjuntas: a primeira foi o lançamento do “capítulo” da SuSana Latinoamérica, ou seja, seu braço regional na América Latina. O evento foi no espaço do IAS e contou com a presença de intelectuais, figuras públicas, ativistas e membros de ONGs parceiras – entre elas, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Artigo 19 e Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).

A segunda atividade foi a realização da Oficina Shit Flow Diagram, ou seja, um treinamento metodológico para diagnóstico situacional de cenários sobre saneamento. Essa atividade contou com parte do público presente no lançamento da SuSaNa Latinoamérica.