title_green_line_60px

FERRAMENTAS

Para sistematizar e facilitar a circulação de conhecimentos sobre água e saneamento, o IAS desenvolveu ferramentas que buscam ampliar a capacidade de ação e de intervenção dos públicos envolvidos com esta agenda. Nossas iniciativas buscam trazer conteúdo em uma linguagem mais acessível, que permita a públicos menos técnicos assimilarem o conhecimento e transformá-los em ação.

Plataforma que reúne as principais informações e indicadores sobre o saneamento nos 5.570 municípios
do Brasil, e mapeia aqueles que não possuem dados disponíveis.

A ferramenta tem como principais fontes o SNIS 2018, a Pesquisa MUNIC de 2017 do IBGE e o Atlas Esgoto, da ANA, com dados de 2013, e busca uma visão completa do Saneamento em seus quatro componentes: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos.

Plataforma que reúne e sistematiza informações, metodologias e experiências práticas que podem estimular a criação de projetos-piloto para resolver problemas ligados ao saneamento de comunidades, ajudando a impulsionar iniciativas locais, desenvolvidas de baixo para cima.

Mapa colaborativo que disponibiliza diferentes tipos de soluções para o saneamento, com o objetivo de inspirar comunidades, gestores e empresas no enfrentamento de desafios locais.

As soluções são classificadas de acordo com o tipo de problema resolvido, e podem envolver desde tecnologias estruturais, metodologias, arranjos institucionais, entre outros; desde que colaborem para avanços eficientes, efetivos e sustentáveis frente aos déficits de saneamento no Brasil.